teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

26 de nov. de 2007

Tribos Urbanas



As tribos urbanas identificam-se pelo estilo de roupa, linguagem própria, músicas e interesses em geral. É a época de livre escolha e de acesso aberto a uma diversidade de identidades possíveis. Para os jovens, esta fase funciona como a busca de espaço e um rito para que se chegue à vida adulta.

E você, pertence ou já perteceu a alguma tribo? Você acha importante fazer parte de um grupo específico ?
Leia os textos abaixo e comente:



Tribos Urbanas - E.M. CAIC Prof. Mariano Costa


Liberdade de escolha!

Tribo urbana é formada por um grupo de adolescentes que têm muitas características em comum, como a música que curtem, a maneira como se vestem e o jeito como agem. Há muitas tribos adolescentes: punks, metaleiros, pagodeiros, patricinhas e mauricinhos, clubbers, skaters, góticos, surfers, plocs, jil-jiteiros entre outras. Todas elas têm uma maneira de se comportar perante a sociedade, umas vivem em função da moda, outras em função do “dark”.A maioria dos adolescentes integra esses grupos, buscando seu individualismo. Os adolescentes que não estão satisfeitos procuram pessoas que tenham afinidades e entendam sua maneira de agir, podendo assim aumentar seu círculo social. Cada tribo tem seu jeito de agir, pensar e ver as coisas, por isso se dividem em grupos diferentes para que possam expressar suas opiniões sem serem julgados. As tribos adolescentes, hoje, são normais. Os jovens dentro de seus grupos podem se vestir e dar sua opinião de um modo mais livre, não serão julgados, pois todas as pessoas deste grupo têm o mesmo estilo e quase a mesma opinião sobre a sociedade. É claro que existem algumas rivalidades entre as tribos, mas é algo comum, pois todos têm a liberdade de dizer o que pensam. Muitas das tribos não são aceitas pela sociedade e existe um grande preconceito, onde as pessoas julgam um adolescente pelo modo como se veste, ou pela maquiagem que usa, ou até mesmo pela música que curte. A sociedade critica estes adolescentes que se vestem de um modo diferente. As pessoas julgam antes mesmo de conhecê-los e acabam se esquecendo de que “as aparências enganam”. Nós não participamos de nenhuma tribo. E também não participaríamos de nenhuma delas, porque temos um estilo próprio e um gosto variado seja por música, roupas, ou acessórios, mas também não temos nenhum preconceito contra qualquer uma delas, porque todos têm o direito de se expressar, de dizer o que pensam e de fazer as suas escolhas na vida.
Todos têm liberdade, opinião!
Alessandra Thais Alexi e Maicon Morais Oliveira
7ª série “B”
Professora Fabrícia Ricobom
CAIC Professor “Mariano Costa – Joinville - SC




Qual é a sua Tribo?

Você já ouviu falar de tribos urbanas? Tribo urbana é quando um grupo de amigos se reúne e forma uma tribo por terem o mesmo gosto, como por exemplo: gostarem do mesmo tipo de música, roupas, estilos etc.
Há várias tribos urbanas, como as patricinhas e mauricinhos, os skaters, os surfes, as plocs, emos, góticos etc. Cada tribo tem seu jeito de vestir, falar, agir e se mostrar na sociedade. Mesmo sendo adolescente ou adulto você pode se encaixar nas tribos ou criar sua própria tribo.
Há também aquelas tribos não aceitas nas sociedades como os emos e os góticos, que não são mais conhecidas. Em minha opinião, ninguém é diferente de ninguém, apenas tem gostos diferentes. O preconceito acaba destruindo cada pessoa por dentro, como há preconceito com os negros, há com os adolescentes por questão de tribos.
Eu penso assim: se um dia eu fosse entrar para uma tribo, não seria nenhuma das citadas e sim criaria uma própria. Porque em minha opinião não me encaixo em nenhuma delas.


Taimara Rebelo
7ª série “B"
Professora Fabrícia Ricobom
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville SC

fonte:http://images.google.com.br/url?q=http://www.mangacurta.com/desenhos/candidatura.2007-05-21.3821544832/image&usg=AFQjCNGE1zLgpZtSEK2NiX0mjMvQQreXTg



TRIBOS


Muitas pessoas ainda não sabem o que é tribo, o que estão fazendo e pra que serve. As tribos mais conhecidas pela sociedade são clubers, surfers, góticos, patricinhas e mauricinhos.
Os jovens de hoje em dia se dividem em tribos, para se identificar, usando roupas, gírias, agindo e pensando de um modo diferente. Estão buscando pessoas que estejam dentro do seu padrão de vida e comportamento.
No meu ponto de vista, as tribos são muito interessantes, porque podemos aprender coisas novas e diferentes, mas ainda a sociedade discrimina muito, pois acham que se reúnem para fazer vandalismo.
Eu nunca participei a sério de uma tribo, mas ser uma "Patricinha" é muito divertido. Por uns tempos, eu ME identifiquei com essa tribo, mas hoje é só uma diversão, pois quem é uma "Paty" sofre muita discriminação, acham que você é filhinha de papai e muito metidinha. Por isso, eu mostrei pra todos que uma "Paty" não é uma chata e metida, mas sim uma menina delicada e carinhosa.

Larissa Naiara de Azevedo
7ª série “B”
Professora Fabrícia Ricobom
CAIC Professor “Mariano Costa”
Joinville - SC




As tribos urbanas



Uma tribo urbana é um grupo de pessoas que se diferenciam das outras pela roupa que usam, a música que ouvem etc. Algumas tribos existentes: Rock’s, Emu’s, Surfistas...
Alguns jovens se separam em grupos para se diferenciar da sociedade, enfim, estão buscando um meio diferente de ser.
Eu penso que as tribos devem ter um exemplo a seguir, assim, tendo uma vida diferente, e não desligada da realidade. A sociedade até aceita as tribos, mas há muito preconceito, todo mundo fica estranhando o jeito daquela pessoa que freqüenta alguma tribo só porque ela é diferente de todo mundo.
Eu nunca participei de nenhuma tribo urbana e não pretendo participar, pois não vejo necessidade de ser diferente da sociedade. Eu crio o meu próprio espaço, eu faço a minha moda, não preciso me envolver em um grupo onde os integrantes que nela vivem se imitam.
É como diz a frase: “A sociedade muda, quando os indivíduos que vivem nela mudam”. Mas, lembre-se: mudar o pensamento, não o físico.

Alisson Luiz Coelho
7ª série “B”
Professora Fabrícia Ricobom
CAIC Professor “Mariano Costa”
Joinville – SC



TRIBOS URBANAS

Nem todas as pessoas sabem o que são tribos urbanas. Tribos urbanas são constituídas de microgrupos que têm como objetivo estabelecer "redes de amizades" a partir de interesses e afinidades em comum. Tem algumas tribos que são muito conhecidas em muitos lugares, como Metaleiros, Góticos, Punks, Clubbers, Patricinhas, Skatistas, Surffes etc.
Achamos que os jovens se dividem em grupos por divertimento e porque eles gostam do que fazem nas tribos. Eles estão buscando uma forma melhor para o dia-a-dia.
Nós pensamos que as tribos urbanas são legais, porque todos os membros das tribos têm o mesmo estilo. Mas é preciso ter dinheiro para participar de algumas tribos. Algumas pessoas não aceitam as tribos, que sofrem muito preconceito, porque as pessoas acham que pela maneira que eles se vestem e agem, acham que eles são loucos, malucos e outras coisas.
Nunca participamos de uma tribo e nós nunca pretendemos participar. Mas se por acaso acontecer isso, achamos que não vai ter problema algum.

Luis Fernando e Lucas de Freitas
7ª série “B”
Professora: Fabrícia Ricobom
CAIC Professor “Mariano Costa”
Joinville SC

9 comentários:

Anônimo disse...

Meuuuuuuuu!

� isso a� alunos e prof� Gl�dis! Adorei o assunto: Tribos Urbanas.

Suas postagens sempre s�o maravilhosas...

Mostrem que por tr�s de um estilo, de um jeito de ser, existem seres pensantes, com opini�o, tamb�m capazes de um papo-cabe�a.
Quebrem barreiras, ven�am preconceitos.

A sociedade precisa de jovens como voc�s!

Prof� Sueli

Anônimo disse...

Oi prof. Gladis adorei este blog, vejo que existe uma interação bastante grande entre alunos e professores, e uma diversidade de temas para debates. Parabéns pelo trabalho.

Rosana A. A. Sehnem - E. M. Profº Orestes Guimarães - Joinville

Anônimo disse...

Olá pessoal,
Gostei de visitar este blog e poder apreciar muitas tribos!!

Andreia
Escola Max Colin
Joinville, SC

Anônimo disse...

Gostei bastante dos traballhos realizados pelos alunos e professores.
As possibilidades existentes com os intercâmbios entre as escolas, de lugares diferentes, muito interessante.

Eliane Corsete

Anônimo disse...

adoreiii
esse trabalho.
to fazendo uma trabalho na escola sobre tribos urbanas..e esse vai ser meu trabalho junto ao video..
amei.

Anônimo disse...

Adoreeei o videeo e todo esse trabalho.
Muito bom! Parabens

;*

taamy disse...

Entao, todo mundo so lembra dessas tribos qe sao mais conhecidas, mais existem muitas tribos, muitas mesmo, maisaxo qenem todo mundo qe é considerado de uma tribo qeira estar nela, talvez qeira o individualismo,sou a prova disso, muitos me consideram emo, outras alternativa, mais nao sou nada disso, me visto como gosto e me sinto bem, nao axo qe seja certo rotular as pessoas, porqe ningem é apenas oqe é discrito, qem se rotula se limita. ! :D ;*

T.U. disse...

Já que o tema que por aqui se aborda é tribos urbanas, recomendamos o blog www.tutribosurbanas.blogspot.com

Não hesitem em aceder e comentar ;)

Atentamente,

T.U.

Renata disse...

Olá, vi seu site e gostei muito da proposta. Estou iniciando meu blog só com conteúdos acadêmicos tb.
Dá uma passadinha por lá. Será muito bem vinda!

Att.
www.renatamatias.com.br