teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

1 de ago. de 2006

Gravidez na adolescência

Posted by Picasa
Gravidez na Adolescência foi tema deste trabalho desenvolvido pela professora de Português, Mariza Schiochet, como os alunos das oitavas séries do CAIC Prof. Mariano Costa, em Joinville, SC.
Depois de lerem "Menina mãe” de Maria da Glória de Castro e "Grávida aos 14 anos?" de Guila Azevedo, os alunos fizeram resenhas críticas sobre os livros.
Na Sala Informatizada, a turma assitiu ao vídeo "Jovens Pais" da série Conexão XXI que apresenta depoimentos reais de jovens pais e mães, produzindo a seguir textos de opinião sobre o assunto.


11 comentários:

Teresa Pombo Pereira disse...

Mais um vídeo e um trabalho extraordinário! Obrigado!

Marli Fiorentin disse...

Gládis!
Já tive oportunidade de assistir ao vídeo e trabalhar com meus alunos. Muito bom mesmo. Eles ficam de olho brilhando, atentos. Espero poder retomar com as outras turmas. Se o meu tempo permitir. Beijão!

Andrea Toledo disse...

Querida Gládis! Com certeza os alunos de Cataguases vão participar de mais esta discussão. E esta vai dar o que falar.

Gostaria de aproveitar para contar do sucesso que você anda fazendo por estas serras de Minas. Depois do seminário onde você apresentou, com muita competência, algum dos projetos que desenvolve, os professores só faltam montar um fã clube. Querem fazer blogs, rádio, vídeo.... Você encantou! Obrigada por mais esta contribuição. Um beijo com sabor de goiabada com queijo.
Andrea
Cataguases - MG

Anônimo disse...

Concordo com o que você disse sobre o preconceito e a falta de diálogo entre a família e a adolescente.Com a falta de diálogo a adolescente pode ficar com muito mais peso na consciência do que o rapaz,pois vai achar que pelo seu ato seus pais a rejeitam,o que acontece em vários casos.Pense, analise e reflita antes de qualquer ato desse tipo.
Vocês já ouviram falar de "grávidos"?Pois é!Isso é só um modo de falar,mas quando o rapaz engravida a adolescente o peso na consciência faz com que ele sinta o mesmo peso que a adolescente então isso faz com que ele se sinta "grávido".

Alunos:Guilherme R. Lins
Luis R. Barbosa
Rafael G. do Rosário
Série:8ªC
Escola:CAIC Profº Mariano Costa
Cidade:Joinville S.C

Peterson Carvalho disse...

Oi pessoal.
gostei muito desse site,muito bem organizado,com posts bem feitos e bem escolhidos,e gostei muito deste post,O livro "Menina Mãe" relata a história de muitas garotas de hoje em dia,desenformadas e acabam fazendo a coisa errada,mas ninguém da apoio.
Parabéns pelo blog!

Alunos:Peterson C.Fernandes
Série:7ª2
Escola:E.E.B. Dr.Jorge Lacerda
Cidade:Joinville S.C.

Anônimo disse...

O texto sobre a gravidez na adolescência foi muito importante para conscientizar as pessoas sobre a prevenção e o uso da camisinha. Muitas meninas jovens engravidam muito cedo e isso prejudica muito na vida delas. Elas tem que se compromissar com seus filhos ou filhas, e agora não podem mais sair e nem se divertir por culpa de um erro que ela mesmo cometeram ou não cuidam(deixam para os pais ou os avós cuidarem).
A difícil, pois você iria largar a escola e precisaria muito do apoio de sua família, do pai da criança e de seus amigos. Na hora da relação sexual, converse com seu parceiro(a) sobre o uso do preservativo, pois a maioria das meninas engravidou na primeira relação sexual. Muitas pessoas pensam que não irão engravidar, e quando percebem ficam desesperadas e querem abortar o bebê, mas devemos ajudar estas jovens mães e orientá-las sobre o perigo deste gesto.
alunos:André,Douglas, Emanoel
E.M.P.Anna Maria Harger

Anônimo disse...

ASSUMIR: SIM OU NÃO?

A gravigidez na adolescência é uma "barra pesada" que alguns adolescentes passam pela falta de responsabilidade.
As meninas se deixam levar pelo momento e não pensam nas consequências. Muitas garotas têm vergonha de pedir para o garoto usar preservativo.
Depois que a menina percebe que a sua menstruação está atrasada, ela pensa nas concequências, mas é tarde demais.
E OS RAPAZES, SE PREOCUPAM EM ASSUMIR E CUIDAR DOS FILHOS?
Muitas vezes não e a responsabilidade, como sempre, "cai" sobre as meninas.
E OS PAIS DA ADOLESCENTE, COMO REAGEM?
Nesse caso existem pais que são capazes de expulsar a filha de casa, outros dão apoio durante e depois da gravidez, mas no final de tudo a responsabilidade "cairá" sobre eles, os famosos PAIS AVÓS, que ao mesmo tempo cuidam da filha e do neto(a).

E.Municipal Prof° Avelino Marcante
Alunas: Luciane
Priscilla
7ª Série "P"
Profª: Teresinha

Anônimo disse...

GLADIS POR FAVOR ME AJUDE!!!

sera q vc pode disponibilizar esse video para download? eu quero passar na minha escola mas nao tem internet la entao eu baixo em casa e levo por CD

porfavor

abracos

Rafaela
rafaela_ban @ yahoo.com

Anônimo disse...

Oiii otimo video, queria saber se há possibilidade de me enviarem esse video por e-mail, sou assistente social trabalho com jovens e atualmente estamos enfrentando um alto indice de adolescentes gravidas, esse video seria muito pertinente, desede já agradeço o e-mail é monica@mikrocenter.com.br

Anônimo disse...

Ola!!
Adorei o vídeo!
Parabéns pela iniciativa de criar um blog onde nós alunos podemos expor nossas opiniões e podemos tirar conclusões de cada vídeo.
Já fiz vários trabalhos sobre esse tema e principalmente um que é relacionado a gravidez que é o aborto. Muitas meninas pensam quem engravidar é um fato que acontece com outras pessoas, mas pode sim acontecer com você então antes de tudo pense nas consequencias, as doenças sexualmente transmissiveis. Não é so a gravidez que me chama a atenção mas sim a falta de concientização de muitas pessoas. Mais uma vez parabéns pelo trabalho e pelo blog.
beijos e tchau!

Anônimo disse...

oi, eu estou fazendo um trabalho sobre meninas mães, e queria perguntar onde eu posso consegui esse vídeo (jovens pais) se vc puder me responder pode me enviar um email
saninha_nini@hotmail.com
obrigada!