teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

27 de abr. de 2011

Palavra Aberta - Intercâmbio de Idéias no Ciberespaço

O que se pode fazer com um blog na Educação?

A professora Gládis Leal dos Santos mostra com o Palavra Aberta - Intercâmbio de Idéias no Ciberespaço, projeto vencedor na categoria Uso da Internet – Ensino Fundamental 2. “Criei o blog para publicar alguns programas da série de vídeos Conexão XXI, que serviram como ponto de partida para a reflexão e debate sobre os temas, produção e divulgação de textos e troca de idéias entre alunos dos mais diversos espaços geográficos.” Por isso, o projeto não envolveu apenas os alunos da Escola Municipal CAIC Prof. Mariano Costa, de Joinville (SC), mas também recebeu contribuições de estudantes de Minas Gerais, do Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul. “Iniciei a divulgação em listas de discussão, blogs e em sites de relacionamento e convidei os professores a visitarem o blog para conhecer a proposta e participar do projeto”, que, por sinal, continua.

“A publicação dos textos e a interação através do sistema de comentários do blog permitiram aos participantes perceber o potencial da Internet como rede de aprendizagem, ampliando-lhes a visão de mundo para além dos muros das escolas. Além disso, foi especialmente motivador para os alunos ter um retorno dos internautas a respeito de seus textos”, explica Gládis. O blog teve sucesso de audiência: de janeiro a dezembro de 2006 recebeu 14 mil visitas e totalizou 803 comentários. No período, foram publicados 96 textos produzidos por alunos de escolas de diferentes estados.

Saiba mais sobre a primeira edição do Concurso Internacional Educarede aqui.

11 comentários:

Imprensa na rede disse...

Olá,

Trabalho em uma empresa de Comunicação e Marketing e gostaria de te propor uma colaboração para uma campanha de publicidade em Blogs, cuja temática é justamente educação. Pagamos 25 euros pelo trabalho

Por favor, caso esteja interessado, entre em contato comigo no e-mail: tatiana.segala@gmail.com

Atenciosamente,
Tatiana A Dias

Unknown disse...

Experiência fascinante e motivadora. Parabéns!

A Gazeta na Sala de Aula disse...

Que bacana, Gládis! Adorei a sua iniciativa. Precisamos mesmo motivar os professores para avançarem ao mundo digital, como fazem seus alunos. Parabéns e sucesso!
Cristina - http://paznaescolaonline.blogspot.com/

Anônimo disse...

Passei a me interessar pelo blog como ferramenta educacional em 2006, e nas minhas pesquisas encontrei o “ palavra aberta”, com uma proposta voltada para o desenvolvimento da interatividade, criatividade e autoria. Desenvolvi um projeto que tem como proposta analisar as possibilidades e limites do blog no processo de ensino e aprendizagem e tenho o trabalho da professora Gladis como uma fonte de pesquisa e inspiração .

Gilvaniadmc disse...

Oi Gladis seu trabalho,como sempre, nos estimula cada vez mais a investir no blog como ferramenta colaborativa no ensino e aprendizagem. É um espaço que tem o aluno principal autor .
http://lab-projetos.blogspot.com/

Gilvaniadmc disse...

Oi Gladis seu trabalho ,como sempre, nos estimula cada vez mais a investir no blog como ferramenta colaborativa no ensino e aprendizagem. É um espaço que tem o aluno como principal autor neste processo.

Gilvania

http://lab-projetos.blogspot.com/

Guilherme da Luz disse...

Olá Gládis,

Parabéns pelo seu blog de ideias!

Cheguei até aqui através do Blog da Marli, e que temos links em comum.

O meu site é o educacao.co e faculdade.net e gostaria muito de adicionar o seu site na nossa lista de parceiros.

Me escreva!

Um abraçø,


Guilherme da Luz

Macicleide disse...

Muito interessante seu blog gostei bastante da sua proposta pedagógica. Além de trabalhar a leitura e a escrita motivam os alunos con suas publicações na internet.
Abraços Macicleide

Anônimo disse...

Olá professora,

Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Achei muito interessante a maneira como utilizou a internet como ferramenta pedagógica para otimizar a aprendizagem dos alunos.

Výktor disse...

Parabéns pelo Trabalho Professora, é de pessoas feito você que o Brasil precisa.

http://vestibulando10.blogspot.com.br/

Gládis Leal dos Santos disse...

Queridos professores,

Agradeço a visita e comentários de todos. O projetos Palavra Aberta foi encerrado, mas deixou muita saudade e muito aprendizado. Agradeço a todos os que participaram de uma forma ou de outra desta experiência maravilhosa.

Grande abraço