teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

1 de jun. de 2010

Literatura de Cordel

Você sabe o que é Literatua de Cordel ? Assista aos vídeos e leia os textos produzidos pelos alunos da Professora Vera Lúcia Silveira da E.M. Castello Branco, Joinville, SC.

Literatura de Cordel

Objetivos:
Conhecer a história e características da literatura de cordel, bem como sua análise e produção.

Metodologia:

Vivenciar na prática a literatura de cordel, através de leituras jogralizadas, como:

História de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, de Patativa do Assaré e Mulher Nova, Bonita e Carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor, e leituras feitas pela Professora em sala de aula.
Após leitura do poema “Cordel do Planeta Colorido”, cada aluno produziu o seu poema de cordel, usando como tema a amizade dos colegas de sala de aula e seus professores.





CORDEL DO 6°ANO A

Esta é a minha sala de aula,
tenho vários amigos, por exemplo as meninas,
a professora pede algo e elas dizem já estou indo,
e também tem o Carlos que está sempre rindo.
Nós nos divertimos muito aqui nas nossas aulas,
mas também nos concentramos pra não tirar notas baixas.

Os professores são bem legais,
mas nas provas exigem demais,
mas com um pequeno esforço,
ninguém fica pra reforço,
tem aluno bagunceiro,
mas eles ficam quietos quando ouvem em conselho.

Tem alunos bem quietinhos parece que não tomam café,
como o nosso amigo, nosso amigo o Jessé,
tem alunos que assobiam antes de ouvirem a professora chegou!
Eles assobiam bem alto são o Matheus e o Pacheco,
o Wiliam gosta de fazer armas e naves com o material,
acho que ele quer ser um agente espacial.

Yorhan Meller
6°ano A



CORDEL DO 6º ANO A

Meus colegas a sala do
Barulhão , quando a
Professora chega é uma gritação
Tem a Ana , Carlos , Cinthia ,
Daiane, Emily extrovertida ,
Eloá , Filipi os Gabriel...

A Heloisa , a Hellen...
Jessé , Luana ,
Lucas , Leonardo , Leticia.
Os Matheus...
Xiii...
Dá até confusão!
A Natália e o resto TODO...

E a professora Vera
Que explica e espera...
Até faz confusão com os nomes...

Ah que sala legal!
Aqui é animal!
Sala barulhenta , sala da
Curtição , e sala
Da...
ANIMAÇÃO!!!

Maria Eduarda Buhr


CORDEL DO 6º ANO B

A Lara Maria adora
Estudar geografia
Willian pela matemática tem paixão
Nesta matéria presta muita atenção
Letícia Neuberger é esperta e
Sempre procura fazer a coisa certa

Aline e eu somos representantes
Isso é muito legal e interessante
Bárbara é inteligente e sempre
Está muito contente
Alexia é de origem japonesa
Mas é fã da língua portuguesa

Lara Nicole Corrêa na sala
Não fala nenhuma besteira
Amanda Reis
Sempre gostou
Muito de português.

Inara Ribeiro
6º ano B

CORDEL DO 6º ANO B

O Victor é legalzão
E bate um bolão
O lucas Albino
Adora comer pepino
E o Iagam é um bom torcedor
Torce pro São Paulo com choro com dor .

E o William é bom em Matemática
Pena que ele não joga basquete na prática
E o Matheus é showzão
Joga bola até com a mão
A professora Vera
Quando eu não faço as tarefas fica uma fera

A professora de Matemática
Adora Usar Táticas
O professor de Ciências
Tem muita Paciência
A Dona Julmira
Adora tomar Caipíra

A Dona Rose
Tem quase o nome de uma Rosa
Mas ela é uma flor Prodigiósa

João Vitor Marins Diel
6º Ano B


CORDEL DO 6º ANO B

Alexia é oriental
é minha amiga e muito legal
Aline é parceira
dedicada e muito maneira
Bárbara é generosa
querida e carinhosa

O Formiga é maneiro
futebol é com ele mesmo
O Gabriel é gente boa
mas ele brinca á toa
O Mateus é Hip Hop
na batida ele é o Pop

Por último vou falar de Dona Vera
que nos ensina essa matéria
Rigorosa, porém inteligente
mas no fundo só quer ensinar a gente
Aprendemos com facilidade
por causa da sua capacidade.

Heloisi Cabral
6ºano B

CORDEL DO 6º ANO A

Então vamos lá
Me chamo Heloisa e
Não quero parar
Com esse ar
Fresco, apenas um sorriso
Em seu olhar

Emily da Silva Strapazzon


CORDEL DO 6º ANO A

Na minha sala tem bagunça e diversão
Mas sempre tem um engraçadinho querendo
Chamar a atenção por exemplo o Carlos e o
Pacheco aprontão de montão mas sempre
Prestam a atenção!

A cada dia na minha sala eu sinto
Uma grande euforia estando sempre
Com meus colegas fazendo exercicios
E atividades e apesar da grande folia
È sempre uma grande alegria!

William, Jessé.meus colegas de sala
William faz aviãozinho e Jessé fica
Quietinho, assim eu termino meu
Cordel escrevendo nesta folha de papel!

Vinícius Halter Dos Santos
6º ano A 


CORDEL DO 6º ANO A

Sempre querendo chamar atenção
Nos dá tapa , mas recebe perdão
Hellen sempre quietinha e estudiosa
Deve ser carinhosa !
Matheus Henrique ,

Sempre brincalhão, como
Respresentante, exemplo não
Dá , mas como amigo tem
Bom coração.
Esses são alguns amigos , se você não está
Perdoe-me é que todos não dá nesse cordel do 6º A

Heloisa Cristina de Souza
6º ano A

CORDEL DO 6ºANO B

Heloisi é uma amiga
que adora ser são-paulina
O Formiga dança
com ele está cheio de esperança
Ogabriel é animal
ele todo mundo acha legal !

Aline é divertida
ao mesmo tempo comprometida
Bárbara é tímida
mas é muito querida
Gustavo é brincalhão
deixa ninguém triste não

E um dos professores mais legais
a professora Vera é de mais.
Todo mundo tem seu jeito
Todos são diferentes
Ninguém está de lado
Deus não esqueceu da gente.

Alexia Suemi Nakashima


CORDEL DO 6º ANO A2

Parece ontem, a festa do 1º dia,
Emily fazendo festa, tudo alegria.
Professora entrando na sala, festa maior
a professora diz chega, ficou pior
Sora fica louca
cada dia pior

Carlos ri de tudo, parece uma piada
A sala tem de tudo:uva, banana,
laranja, tem morango e pessêgo, tem
até berinjela

Eloá dorme na sala,
faz pose pára escrever, toda louca faz festa
até acabar,
Heloisa me deixa louca
com o assobio fico louca

6ºano A , melhor sala,
pelo menos para mim
para as professoras, é bagunceira,mais
amam nós mesmo assim.

Leticia L. Fentzlaff
6ºano A

44 comentários:

Anônimo disse...

Gládis, parabéns pelo trabalho sobre Literatura de Cordel. É preciso que nós, professores, levemos as culturas populares para a sala de aula.

Andréa Motta

Anônimo disse...

Meu foi muito bom mesmo Inara.
parabens por ter feito um cordel tão bonito.
Parabens!!!!

Lara Nicole Corrêa

Anônimo disse...

achei muito legal , os trabalhas dos meus amigos queridos ! Pena que não colocaram o meu , mas tudo bem


Aline Voltolini

Anônimo disse...

Eu achei muito legal esse poema de joao vitor m,as nao goste da parte do pepino

Anônimo disse...

Gostei muito do seu trabalho espera ter muitos mais legais

João Vitor Marins Diel disse...

Cara Adorei Ter Botado O Meu COrdel Ai
Agredeço Muito Por Botar Meu COrdel Obrigado E Até A Próxima
Valeu

xD
Fui

Anônimo disse...

Valeu Por Botar Meu Cordel

Agradeço
João Vitor Marins Diel
ATé A proxima xD
Flw

Anônimo disse...

Adorei todos os CORDEIS, todos muitos criativos e alguns engraçados mas mesmo assim ficou legal.

Anônimo disse...

Gostei do seu cordel Alexia muito bom pena que nao deu tempo de ler,mas pelo o me sexto sentido eu acho que ta bom.:P
bjs!!!!!!
xau!!!!!!!!

!!!!!!!
Gabriel de Oliveira Boeges!
ANONIMO

Anônimo disse...

Achei muito legal os cordeis , dos meus colegas !

Muito bom !


Alexia Suemi Nakashima

Anônimo disse...

Obrigado Por Botar Meu Cordel AI
Agradeço Muito
VALEU xD
Flw

Anônimo disse...

Adorei muito os trabalhos. Ficaram muito criativos e alguns interesantes.
Minha turma 6º ano B também fez um ótimo trabalho , os cordeis das minhas amigas e o meu ficaram legais.
By:Heloisi e Bárbara.

Anônimo disse...

ficou muito legal divertido e sensacional
ei tem geito pra coisa

Isabel Cristina Vegini disse...

Parabéns professora Vera pelo seu trabalho. Adorei as produções de seus alunos. Essa ação vai contagiar. Quem lê fica com vontade de participar.

Um beijo, Isabel Cristina Vegini
Supervisora de Ensino da SE

Anônimo disse...

Parabens por todos os trabalhos achei muito legal e interessante e divertidos tinha até o meu nome HSUHAUHS'

Luana Regina Baptista Schmitt!

Anônimo disse...

Maria:Muito obrigada por ter colocado o meu cordel ali, apesar de nao ter ficado legal...Mas alguns cordeis ficaram sensacionais...
Emily: Gostei bastante dos cordeis dos meus amigos *-*' Pena que não botaram o meeu ><
By: Lyyh e Duuh

Anônimo disse...

Eu gostei muito dos cordeis, apesar do meu não ter ido eu amei os cordeis do 6º ano A e tambem gostei muito dos cordeis do 6º ano B mais que me chamou muita atenção foi o da Alexia
Beijos a todos
Eloá da Rocha

Eu gostei muito desses cordeis tanto do 6ºA quanto do 6ºB ,e agradeço por terem botado meu cordel! Beijos
Heloisa Cristina de Souza.

Anônimo disse...

Olá, o meu nome é cinthia e estou feliz em saber que um trabalho em que fizemos dentro da sala de aula possa ser publicado para todos ver!Fiquei até feliz de ver o meu nome em cordeis dos meus amigos!Achei isso um trabalho schow!

Anônimo disse...

Gostei muito dos cordeis são muitos criativos só pelos erros de ortografia não ficaram perfeitos mais alem de tudo ficou legal porque cordei muito intereçante porque tem rimas

Anônimo disse...

Esses poemas é uma diverção
Que até dá para ler de bom coração
Por na sala só tem animação

A professora Vera
Só faz coisas legais


Ana Clara Effting
Escola Municapal Presidente Castello Branco- Joinville - Sanata Catarina

Anônimo disse...

Ameeeei os Cordéis
mais eu gostei mais os dos 6ºanoA
mais todos ficaram legais!


Bjooos *-*
Leticia *-*

Fuii :*

Anônimo disse...

ficou muito legal divertido e sensacional
ei tem geito pra coisa ficoou perfeito! um abraso jesse e will JESSE E WILLIAM

Anônimo disse...

Bom eu e meu amigo lemos os cordeis de todos egostamos muito parabens pela criatividade.



Matheus luiz e Filipe

Anônimo disse...

Parabéns professora Vera pelo seu trabalho. Adorei as produções de seus alunos. Essa ação vai contagiar. Quem lê fica com vontade de participar UM BEIJO DO WILL

Anônimo disse...

O do Yohan, foi o melhor de todos tem que ser do 6°A

Anônimo disse...

Parabéns a todos os alunos dos 6ºs anos A e B pelo belíssimo trabalho. Obrigada pela aceitação do desafio e pela grande sintonia que vocês têm entre vocês. Continuem assim, pois AMIGOS SEREMOS PARA SEMPRE!
Beijos,
Profª Vera

Gilvaniadmc disse...

Oi,Gadis,gostaria de parabenizar você e em especial seus alunos,pelo trabalho com Literatura de cordel. É uma proposta que oportuniza aos alunos serem autores de sua própria aprendizagem.

Anônimo disse...

voces tiveram muita criatividade muito legal

ass estefani Escola municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira.

Anônimo disse...

É muito divertido,porque tem muita poesias,muitas rimas,é muita criatividade,é importante para nóis!

Anônimo disse...

MEU DEUS QUANTOS TEXTOS LEGAIS VOCES SAO D+ PARA FAZER TEXTOS GOSTEI DE TODOS ELES ESTOU SEM FOLEGO E PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARAAAAAAABENNNNNSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

Achei muito legal,porque tem muita criatividade, muitas rimas,muitas poesias,parabéns vocês conseguiram

Sabrina Arnaut Alves
6°ano A
Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira

Anônimo disse...

Maria Eduarda Buhr
Eu gostei muito de seu texto!
porque ele é bem criativo e bem animado.
parabéns

Ynara Schatzmann
E.M.Senador Carlos Gomes De Oliveira
6º Ano A

Anônimo disse...

Alexia Suemi Nakashima

Gostei muito desse poema.
Ele foi bem criado e bem animado:)

Parabéns ..

Thalita Bez Batti

E.M Senador Carlos Gomes de Oliveira

6ºAno A

Anônimo disse...

Foi muito legal o poema de vocês PARABÉNS!!! pelo desempenho....!!!!


Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira.

Alunas:Alessandra e Amanda

6ºano A

Anônimo disse...

gostei do texto do amor, escrito pela Daiana Souza porque o amor tem seus defeitos e suas qualidades : com amor a gente pode perdoar as pessoas , ficamos com raiva quando somos traídos porque a gente tem o amor!

Por : Emilaine da Silva, Ana Paula Nunes .
6º Ano A
Escola : Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira

justin bieber disse...

Eu adorei todos os trabalhos porque são interessantes saber mais coisas como cordel, amor etc... continuem assim inteligentes


Thaina Vieser Tomasi
6 ano "A"
E.M.Senador Carlos Gomes de Oliveira

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

Eu achei muito legal esse poema de joao vitor m,as nao goste da parte do pepino

Anônimo disse...

Parabéns pelo o esforço de vocês.E pelo desempenho,foi muito legal e interessante pela criatividade.


Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira

Alunas:Alessandra e Amanda

6ºANO A

Anônimo disse...

parabens.eu achei muito legal e engraçados e emocionante com varias imaginaçao de vocês
ALUNO: GABRIEL.V BITTENCOURT.
ESCOLA:MUNICIPAL SENADOS CARLOS GOMES DE OLIVEIRA
6ºANO A

Anônimo disse...

Olá,foi muito legal o cordel,porque tem o resumo de sua sala de aula ,fala como são os professores,como são as provas, parabéns !

Sabrina Arnaut Alves
6ºano A
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

Anônimo disse...

ADOREI OS TRABALHOS CONTINUE A SER TÂO INTELIGENTES COMO SENPRE

Anônimo disse...

OLÁ VOCES SÃO MUITO CRIATIVOS VOCES TIVERAM CRIATIVIDADE. FALAM DE SILENCIO NA SALA DE AULA ADOREI FAÇAM SEMPRE ASSIM QUE VOCES GANHARAM SEMPRE 10 PARABÉNS DE LARISSA DE CARVALHO
6°ANO
ESCOLA SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

Anônimo disse...

obrigada!!!! por ser tão interesante essas historinhas

Anônimo disse...

adorei todos os trabalhos ficou muito bom continue a ser inteligente!!!!!.
6º ano A
karine pereira cardoso

Escola M. Cenador Carlos Gomes De Oliveira