teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

6 de fev. de 2008

Você comenta os blogs que visita?

Diariamente, o Palavra Aberta recebe inúmeras visitas, assim como muitos outros blogs, educacionais ou não. No entanto, a maioria das pessoas não lembra de deixar um comentário para o autor do blog dando um feedback sobre suas publicações. Esta resposta do público é muito importante, pois permite a troca de idéias e a comunicação entre o blogueiro e seus visitantes. No caso de um blog educacional como este a interação é fundamental, pois a opinião dos internautas serve de estímulo para os alunos que aqui têm seus textos publicados, levando-os a ler e escrever ainda mais.
Este assunto foi tema de uma discussão no grupo Blogs Educativos e a Professora Marli Fiorentin resolveu publicar um tutorial para ensinar a quem tem dúvida como fazer um comentário no blogger. Mais uma vez, a colega blogueira acerta em cheio. Esperamos que sua iniciativa incentive os visitantes a registrarem suas impressões na blogosfera e que este ano tenhamos ainda mais participação dos visitantes aqui no Palavra Aberta.


Grande abraço a todos
Gládis

21 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Amiga!
Tomara que 2008 seja muito produtivo e possamos colocar nossos alunos a aprender através das interações, com a contribuição dos visitantes. Beijo!

Sindy disse...

Meninas, este é um tema frequente em nossas vidas. Não sei o motivo, mas neste mês de janeiro eu recebi um número enorme de comentários!!! Não sei se foram as discussões na comunidade, um maior número de colegas usando o Google Reader... enfim, os comentários aumentaram!!!
Não sei qual é o segredo para manter o fenômeno (heheh), mas acredito que criar micro redes com pessoas que tenham interesses afins seja um dos caminhos.
Bjks
Sintian

Fátima Campilho disse...

Olá Gládis!
Comento sempre que tenho tempo,mas visito sempre todos os blogs.Nem sempre o post traz um tema instigante. Temos consciência disso.
Abraços.

Anônimo disse...

Otimo ter tocado no assunto... Muitas vezes visitamos os blogs, achamos interessantes e acabamos por nao opiniar e dar um feedback aos autores... mudarei isso a partir de hoje, pois seu texto me fez perceber a importancia de incentivar tanto os educadores quanto os educandos q participam dos Blogs... Belo Trabalho!!!

Sonia - Uberlandia/MG

Anônimo disse...

oi...
sou a tati uma ex aluna do caic...
sou meia suspeita para comentar,
mais só posso dizer que tudo esta muito interessante...
e quero aproveitar e dizer também
que estou com saudades do pessoal ai do caic!!!

bjinhos

Andrea Castro disse...

Muito bom seu "comentário a respeito dos comentários".
Como alguém "já comentou", às vezes passamos sem nada dizer ao autor dos diversos blogs onde lemos tantas coisas interessantes. Vou tentar melhorar minhas visitas...
Obrigada! Me fez refletir.
Bom ano de 2008
Andrea

Sidiney disse...

Oi...

vou comentar só pra dizer que comentei.. rss..

Na verdade, acredito que a individualidade, e essa filosofia do ter em detrimento ao ser, acaba sucumbindo as pessoas a simplesmente não pararem e efetuarem um comentário, não é o fato de não saber utilizar a ferramenta, mas uma questão de produtividade, ou seja, digitei no google, achei, ou alguém indicou, vim aqui, busquei a informação que queria, conclui, produzi, terminei.

Se eu não paguei por esse conteúdo, ele não tem valor, então acredito que é uma questão de relação com o mundo em sua totalidade.

Vejo o comentário como uma forma de agradecimento, seja uma crítica positiva ou negativa. O problema, é que na vida não aprendemos a avaliar nada que não seja de duas concepções, bom e mau, menor que sete mau, maior que sete bom. Sendo assim, um comentário, é uma avaliação subjetiva.

E quando a subjetividade é respeitada. É o modelo Henry Ford educacional vigente, eu não preciso interagir com o meio para me formar, basta absorver o conhecimento esteja ele onde estiver, e despejar na prova depois. Em poucas palavras, eu passo aqui, porquê isso agregará valor a minha pessoa, ou está na moda, se isso não tem valor comercial ou é aproveitável na vida real e paupável, é descartável.

Temos que mudar a concepção da Educação, é uma luta, e aqui no seu blog, se produz conhecimento, interação, educação, onde os professores/alunos/leitores são sujeitos de sua história. Infelizmente, não estamos acostumados a ser protagonistas de nossas vidas, e a escola é grande responsável por tornar seus alunos em figurantes de sua própria história!

ps: eu sempre passo aqui, mas comento pouco, pq como pode ver, se eu resolver escrever o verbo.. rss.. vou dividir espaço com as postagens.. :-)

Sidiney disse...

ps.. leia-se no meu comentário a seguinte correção:

onde se lê:
"E quando a subjetividade é respeitada. É o modelo Henry Ford educacional vigente"

leia-se:
"E quando a subjetividade é respeitada?

SKELOTTO disse...

bom comentário vai além de um feedback para os blogueiros, elepermite que um texto seja etendido de uma maneira e depois a ler os comentários de outras, e gera uma conversa inteligente entre as pessoas que os comenta. Mas como o texto cita que o comentário é importante para o blogueiro saber se os textos estão fluindo, é necessário o dono do blog responder de alguma forma a esses comentaristas, isso gera uma credibilidade maior, afinal, por eu comentei e recebi uma resposta do escritor do blog, eu particularmente acho interessante quando alguém me retribui... claro que num tem como responde mil pessoas por dia, mas se apenas 10 desses forem respondidas com certeza elas voltarão.... e com elas no minimo mais 40.....

Anônimo disse...

Saudacoes amazonicas e parabens pelo trabalho. Concordo plenamente com a discussao sobre postagem de comentarios. Nos que temos blogs e podcasts, e desenvolvemos um trabalho de cunho didatico nessa perspectiva,gostariamos que quando visitassem nossos blogs, todos deixassem seus comments. Tb. tenho um blog (http://esteblogminharua.blogspot.com) e agora em fevereiro estou iniciando um projeto de blogs e podcast nas escolas da rede publica municipal em Belem. Ainda estamos na fase de formacao dos professores de 11 escolas que aderiram ao projeto, portanto nao postamos nada, mas esperamos que todos nos visitem e deixem seu recado. Este e' um habito que precisamos cultivar.
Ja' estive neste espaco em 2006/7, quando desenvolvia o projeto do Podcast "Radio Som da Amazonia", mas nao lembro se postei algum comentario, se nao o fiz, desculpem, faco-o agora.
Paz, saude e prosperidade.
Franz

Anônimo disse...

Olá!
Certo dia procurando por blogs educativos encontrei o seu. E... nossa! Tem sido minha referência! Só que esqueci de comentar...(wlw a dica!)
Parabéns pelo seu trabalho!

Gládis Leal dos Santos disse...

Os blogs são espaços de conversação, de troca de idéias, de reflexão... Fico muito feliz com o retorno dos visitantes e amigos que por aqui têm deixado sua contibuição enriquecendo essa discussão.

Abraços a todos

Gládis

Anônimo disse...

Oi, Gládis. Bem, eu não só costumo comentar nos blogs que visito como já comentei em um blog seu ( o site e dicas interessantes p prof), onde deixei a dica do site howstuffworks, que é um dos clientes da empresa que eu trabalho. E percebi como é bacana, pq eu comentei, vc leu, achou legal a minha dica e publicou. Fiquei bastante feliz de voltar no blog e minha dica estar lá...Esse blog aqui eu não conhecia, parei aqui por conta de outro que te linka e gostei de saber q tb é seu. E foi uma surpresa descobri-lo. Assim como pro site é importante ter um feedback, no blog tb, mesmo pq é uma "conversa" entre amigos. Um abraço ! Clarissa

Anônimo disse...

Achei muito interessada esta chamada de atenção relativamente aos visitantes dos blogs. Na verdade, gosto muito de navegar na net pesquisando trabalhos realizados por outros colegas. Penso sempre que vou descobrir coisas novas e interessantes.E aí, no Brasil, vejo que se aplicam muito neste tipo de trabalho interactivo. Gosto muito de visitar páginas vossas ligadas ao ensino.
Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

visite a rede blog arte interativa:arteinterativa.blogspot.
com para realizarmos um intercâmbio de idéias

Anônimo disse...

Meu anjo, você sempre fará parte da minha amizade. (selo da campanha da amizade)bjus
Mariza

Anônimo disse...

Olá Gládis,Você está de parabéns por proporcionar aos alunos e professores um espaço construtivo como esse blog.Beijos Graça

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.Sou professora e estou tentando construir um para usá-lo como recurso pedagógico.
Nem sempre deixo comentários nos blogs que visito, mas estou tentando mudar esta prática.Sei que a "interação é fundamental".

Anônimo disse...

Parabéns!

Muito 10 seu blog

Maria Lucia
E.M Joao de Oliveira

Anônimo disse...

Muito legal.

Meus parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns , muito legal seu blog , gostei !

Alisson José Englerth