teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

3 de mai. de 2007

Aquecimento Global - textos de opinião


fonte:http://www.uniagua.org.br



Olá, nós somos Guilherme e Eduardo, falamos do Brasil e temos 12 anos. Vamos deixar nossa opinião sobre aquecimento global.
Nós brasileiros temos sorte de morarmos aqui, pois aqui no Brasil ainda podemos ver pastos, campos com animais, florestas. Pelo comentário de Andréa da Alemanha naquele país já não podem mais ver isso. No Brasil, podemos olhar e ver por todos os lados matas, plantações e árvores, muitas delas até mesmo no centro da cidade. Moramos no estado de Santa Catarina e na maior cidade do estado: Joinville.
Ficamos sabendo que na Alemanha as crianças acreditam que as vacas são da cor lilás, pois não podem ver naturalmente pastos com elas. Acreditam que elas são dessa cor, pois só viram vacas nas embalagens do chocolate Milka.
Aqui no Brasil já temos processos para despoluição de rios, em nossa cidade o processo está sendo usado no Rio Cachoeira, com bons resultados.
Mas cidades maiores como São Paulo que tem um rio tão extenso como o Tietê ainda não adotaram esse processo, mesmo sendo uma cidade tão grande que por isso naturalmente recebe maior verba do governo e que também naturalmente tem maior gasto, por isso fica numa situação complicada.
O presidente da república Luis Inácio Lula da Silva em relação ao presidente americano Jorge W. Bush está muito preocupado com o assunto.
Vemos hoje em dia que um país tão importante como os Estados Unidos é também um dos menos preocupados com o assunto e esse fator de não preocupação junto como um dos maiores números de indústrias e empresas poluentes do mundo mostra que os Estados Unidos pode ser um dos maiores causadores do aquecimento global no planeta.


Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos.
Alunos:Guilherme Kuhnen e Eduardo Girardi.
Série:6ª B

Nós alunos da Escola Pedro Ivo Campos assistimos aos vídeos do blog “Palavra Aberta” e ficamos muito interessados em discutir o assunto: O aquecimento global.
Aqui na escola eu e meus amigos estamos todos muito preocupados com o futuro do planeta, pois aqui mesmo em nosso estado já vemos sinais deste acontecimento, como por exemplo o furacão CATARINA que aconteceu em 2004. Aqui em Santa Catarina muitas cidades ficaram devastadas e até hoje,3 anos depois, algumas famílias ainda não receberam auxílio para arrumarem suas casas.
Ficamos todos preocupados querendo saber se isso foi o primeiro de muitos que estão por vir ou foi apenas um fato sem importância.
Eu e meus amigos acreditamos que se tomarmos uma atitude agora, nós conseguiremos mudar essa história,pois temos tecnologia ,mas temos que usá-la pra acabar com algumas coisas que nós construímos e acabaram se tornando armas a favor do aquecimento global,como por exemplo os carros à diesel que poluem muito o meio ambiente e então deveríamos trocar por carros à gás ou a álcool que é muito mais prático e não estaríamos “tampando o sol com a peneira”.


Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos.
Alunos: Letícia S.,Lucas C. e Jussara L.
Série: 6ª B.



Olá, nós nos chamamos: Ligia,Bruna e Monique . Somos de Joinville- S.C- Brasil ,da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos. Assistimos aos vídeos com a nossa Professora de português, na sala informatizada, gostamos muito de todos os vídeos sobre o aquecimento global, mas o vídeo que o nosso grupo gostou foi o E NO FUTURO? Que mostra a realidade que daqui a alguns anos irá acontecer no mundo.A natureza será destruída? o mundo será coberto de água? que transformações o homem irá causar no mundo? Temos que tomar providencias se não o mundo será destruído. Você gostaria de ver o mundo acabado? As ruas cobertas de lixo e de águas. Imagine o mundo sem vida, sem natureza, iria ser horrível, não teria mais nada.Teríamos que começar a cuidar porque ainda está no meio do aquecimento global.Temos que fazer agora que há tempo pois depois não dará.
Esperamos que todos tenham tomado consciência do que estamos fazendo com o mundo !!!

Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos
Aluna:Ligia Rafaela Commandulli.
Monique Chagas Vardenega.
Bruna Dobner.
Série:6ªC.


Olá, nós somos alunos da Escola Pedro Ivo Campos, freqüentamos a 6ª série, na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil.
Vimos os vídeos e as gravações dos alunos da APAE e dos alunos de Cataguases, Minas Gerais. Achamos esses vídeos e depoimentos interessantes.
O nosso planeta está passando por diversas catástrofes: furacões, tufões, ciclones, derretimento das geleiras, aumento da temperatura (em 5,8ºC), etc; tudo isso em decorrência do aquecimento global, se continuar nessas proporções a Terra corre um certo risco. Como um dos vídeos mostra, se continuarmos assim teremos que viver num mundo artificial, já que não estamos cuidando desse mundo.
Já que a maioria não quer que isso aconteça vamos fazer como algumas pessoas e eventos. Exemplo: na última copa, a de 2006, foram deixadas de jogar na atmosfera milhões de toneladas de gás carbônico, foi criado até um ônibus que funciona somente a hidrogênio, ao invés de soltar gás carbônico solta vapor de água. Você não acha uma boa idéia? E nas Olimpíadas de Sidnei, Austrália, em 2000, tudo foi feito com um pensamento de cuidado com a natureza, a vila olímpica foi criada sobre um terreno onde não havia nenhuma árvore e onde a energia era solar, até a tocha olímpica era reciclada. Para prevenir deveríamos usar mais transporte coletivo, andar mais, usar bicicleta, usar biodiesel ou biogás, ter mais cuidado com a água, jogar o lixo no lixo, participar da coleta seletiva, reciclagem, pois apenas 1% do lixo do Brasil é reciclado.

Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos.
Alunos: Rafael De Melo Boeger e Roberto Miguel Rodrigues Júnior
Série:6ª C



Aquecimento Global é o aumento da temperatura da superfície terrestre que vem ocorrendo nos últimos 150 anos.
As principais causas do aquecimento são, provavelmente, a poluição que sai de carros e fábricas, fumaça, queimadas e desmatamento.
O aquecimento pode provocar :
*Aumento na temperatura da Terra;
*Derretimento das geleiras e aumento do nível dos mares, fazendo desaparecer cidades litorâneas ou abaixo do nível do mar, como a Holanda.
Para reduzir o aquecimento, é necessário diminuir os gases carbono e outros poluentes que são lançados na atmosfera.
Se não pararmos, nossos familiares e os animais podem sofrer no futuro por nossa causa.
Podemos fazer isso reciclando garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros, papelão, etc. Então, faça isso pois é a sua vida que está em jogo. Se não fizer, sabe o que vai acontecer? GAME OVER.
Esperamos que no futuro não estejamos nos divertindo em um lugar lindo sabendo que tudo é artificial e depois sairmos do cenário tristes por saber que lá fora não há mais borboletas ou água limpa e conhecer a natureza através de livros somente, ou através de pessoas que viveram no tempo em que a natureza ainda existia e que resistiram às mudanças climáticas.
Quer que isso aconteça? Não?Então faça sua parte.



Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos
Alunos:Bruno G. e José L.
Série:6a A

33 comentários:

Anônimo disse...

Achei alguns textos legais,gostei do texto do Anderson Aberto da Silva e André Zambiazzi Beal.
Vi tambem alguns textos de outras escolas e achei legais.
de:Alex Roos e Agricio v. junior
Escola M.Gov.Pedro Ivo Campos.

Anônimo disse...

Olá somos da escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos (Lucas Eduardo,Lucas Ronchi e Wellinton).
Ficamos bem chocados com as Poesias que lemos,mas foram muito bem escritos são as respostas para aqueles vídeos: evitar o aquecimento global.Gostamos das partes que falam do futuro,das queimadas e da destruição das matas(Mata Atlântica).Gostamos das poesias do nosso colégio e dos textos das outras escolas.
:)

Anônimo disse...

Gostamos muito da poesia da 5ªC para ficar mais claro a poesia dos alunos Bruna Fernandes e Robson Greper pois falou muito bem sobre a poluição e do aquecimento global.Nossos nomes sao: Michelly e Maria Luíza da 5ª serie A.

Anônimo disse...

Nós gostamos do poema do Anderson Alberto e André Z. O poema foi muito criativo pois só falava coisas verdadeiras,nós também gostamos do poema da Bruna Fernandes e do Robson Graper da 5c. Os doia poemas foram muito legais.
NOME SUELEN EVILIN E BRUNA
ESCOLA M. GOV. PEDRO IVO CAMPOS

Anônimo disse...

ACHAMOS OS POEMAS E TEXTOS MUITO LEGAIS O QUE A GENTE MAIS GOSTOU FOI O DO ANDERSON E O DO ANDRE,PARABENS
ANA PAULA E SABRINA
ESCOLA MUNICIPAL GOV. PEDRO IVO CAMPOS

Anônimo disse...

Nós lemos as poesias e gostamos de todas,nós gostamos mais da poesia do Lucas G e Alice, achamos interessante o blog palavra aberta,e achamos que vocês estão certos por conscientizar as pessoas a cuidar do meio ambiente.

Lucas Lopes Brümmer
Leonardo Montanari
Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos

Anônimo disse...

Nós lemos todas as poesias e gostamos de todas,mas gostamos mais da poesia do Lucas G e Alice, achamos muito interessante o blog palavra aberta,nós estamos de acordo com vocês de conscentizar as pessoas a não poluir o meio ambiente.

Lucas Lopes Brümmer
Leonardo Montanari
Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos

Anônimo disse...

Alice e Lucas
Nós Gabriela e Aline achamos
muito criativo seu poema ,pois conscientiza para que o aquecimento global acabe.
Gostaríamos de agradecer pelo voto do nosso poema,mas o de vocês é o melhor, é claro!

CONSCIENTIZAÇÃO EM PRIMEIRO
LUGAR!!!
PARABÉNS PELO SEU POEMA...

SÃOS OS VOTOS DE:
Aline e Gabriela, 5ª B, E.M.P.I.C.

Anônimo disse...

A posia da lucas G e da Alice são uma das melhores poesias do blog.Porque fala
da realidade do mundo , e da conscientização para o futuro
Carolina e Gabriel
escola Pedro Ivo Campos

Anônimo disse...

Olá, nos gostamos do texto do Roberto e do Rafael pois é idealizadora quanto a conseintização do aquecimento global no mundo.

Anônimo disse...

Achamos legais as poesias,pois elas falam sobre como ficará o futuro.O planeta será todo destruído, a natureza será artificial, as crianças sonharão com a natureza de verdade não aproveitarão o que estamos aproveitando.Esperamos que verdadeira natureza não veja o aquecimento global.
Alunas:Alessandra da Silva 02
Bruna Taciana 06
Série:6ªC

Anônimo disse...

Nós gostamos de todas as poesias e textos de opinião.Achamos que eram bem informativos, para conscientizar as pessoas a não poluir o meio ambiente.

Danielle c. Regueira
Carlos Renato Floriani
Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos

Anônimo disse...

somos alunos da escola pedro ivo campos e gostamos muito dos textos e poemas de nossa escola (principalmente os poemas)...é bastante informativo...obrido por publicarnossos textos em seu blog!!!

Anônimo disse...

Ola,Bruna,Monique E ligia PARABENS pelo texto de vocês ficou muito criativo e elaborado vocês souberam explicar bem o video E NO FUTURO? todas são muito inteligentes e criativas.bjssssss

Anônimo disse...

Nós achamos muito legal no que eles falaram no texto.
e que eles escreveram é muito bom pois conscientiza as pessoas a não poluir o ar e etc)...
mais o que mais gostamos foi o do Roberto Miguel e do Rafael de Melo da 6ºC que fala muito sobre a poluição e gostei muito.
Vilmar pavanello
Rodrigo Vinicius

Anônimo disse...

os texto sao legais, tem aver com oassunto ,uns dos mais legais foram dos alunos rafael e roberto .

Anônimo disse...

O texto mais importante são dos alunos Rafael e Roberto, da 6ªC.
Achamos os textos que vocês fizeram muito interessantes, porque nos encentivou e nos mostrou que devemos melhorar o nosso comportamento com o nosso mundo.

Alunos: Rafaela, Pâmela e Daniel.
Serie: 6ªC

Anônimo disse...

Somos da escola Pedro Ivo Campos e achamos muito interressantes os textos de nossa escola eles falam muito como retardadar esse desastre que é o aquecimento global
e como viveriamos no futuro com esse aquecimento, alias não conseguiriamos viver.
Douglas e Eduardo

Anônimo disse...

Achamos os textos da 6ª séries muito interessantes e legais.Os assuntos foram muito bem desenvolvido pelos nossos colegas.


Esses são os votos dos alunos José Carlos e André Luís.
Da E.M.Gov.Pedro Ivo Campos.

Anônimo disse...

Oi nos somos da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos.Nós gostamos do texto do Roberto e do Rafael, pois é idealizado sobre aquecimento global no mundo.
Alberto e Alexandre.
Escola M. Pedro Ivo Campos

Anônimo disse...

Os textos foram muitos imteresantes pois mostrou tudo que está ocorrendo no mundo e as tecnologias do Brasil,as pessoas dos Estados Unidos não tem muitos animais e matas para ver pois la está ocorendo mais desmatamento do que aqui e perda de animais das florestas.
Bruna P. Bruna A. e Aline 6ªB
Escola Pedro Ivo

Anônimo disse...

ola, eu e meu amigo lemos os textos e achamos muito enteresantes os textos da escola Pedro Ivo Campospois eles dizem o que esta acontecendo de verdade.

Anônimo disse...

Nós estudantes da 6ª serie gostamos muito de todos os textos são muito interessantes e muito bem elaborados,pois falam que em eventos como as olimpiadas, foi feito um trabalho de conscientização para a diminuição da emição de gás carbônico na atmosfera,e na copa de 2006 também sobre o carro movido a hidrogênio.
São muito bons, pois os alunos põe a sua opinião sincera.

Anônimo disse...

EU LUCAS E MINHA AMIGA LUISE LEMOS VARIOS TEXTOS E ACHAMOS MUITO INTERESSANTES COMO AS PESSOAS AGORA ESTÃO SE PREOCUPANDO COM O AQUECIMENTO GLOBAL . EU ACHO MUITO IMPORTANTE POIS ALGUM DIA O MUNDO PODERA ACABAR .O AQUECIMENTO GLOBAL ACONTECE POR QUE AS PESSOAS ESTÃO JOGANDO LIXO E POR CAUSA DO GÁS CARBONICO.QUERIA AGRADECER A PROFESSORA GLADIS POR TER FEITO ESSE SITE ESPETACULAR.
ESCOLA MUNINCIPAL GOVERNADOR PEDRO IVO CAMPOS

Anônimo disse...

Olá, somos Julia e Larissa, da escola Pedro Ivo Campos, estudamos na 6ª serie B.Gostamos muito dos textos de opinião sobre o Aquecimento Global.Eles foram muito concientizadores em relação ao mundo em geral.

Anônimo disse...

Achei maravilhoso o texto dos alunos Guilherme e Eduardo,pois fala da realidade em que estamos vivendo no mundo a cada dia; e também com uma grande diferença de preocupação entre o presidente do BRASIL e do EUA.

BRUNA E DANIELLE.
Escola Municipal Governador Pedro Ivo
Campos.

Anônimo disse...

Nós somos da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, Gostamos do texto da Leticia,Jussara e Lucas C.,pois ele fala sobre O AQUECIMENTO GLOBAL, ELE FALA QUE SE NÓS NÃO CUIDARMOS DO MUNDO O FUTURO VAI FICAR PIOR DO QUE JÁ ESTÁ.

Renan e Walter

Anônimo disse...

Olá somos da escola Pedro Ivo Campos e temos 12 anos e frequentamos a 6ªSérie.Nós vimos os comentários e adoramos as idéias deles e as idéias da autora foram muitos criativos.
Gabriel e Douglas

Anônimo disse...

Achamos essas poesias muito realista sobre o asunto do aquecimento global.
A relação de cuidar do meio ambiente que os nossos filhos não vão ter o mesmos privilegios que nosso pais tem agora, hoje em dia.
Tambem gostamos muito do vocabulario
foi muito poético.
Natalie e Felipe

Anônimo disse...

ola,Guilherme e Eduardo nos achamos que vcs realmente se preocupam com o nosso planeta.Se todos tivessem um pouco de respeito e preocupaÇAO COMO VCS O MUNDO SERIA MELHOR.CAMILA 6B
ESCOLA PEDRO IVO CAMPOS

Solange Ayres disse...

Ola meninos.Eu moro na Alemanha a 11 anos e a cada dia tenhá aquí uma surpresa da patria desalmada. Estao querendo transpor o rio Sao Francisco, o velho Chico. Na antiga Russia eles usaram as águas dos rios que desaguavam no lago Baical para a irrigacao das plantacoes de trigo e hoje em volta do lago é um grande deserto salgado.Quanto tempo demorara para que o Brasil aprenda com os erros dos outros?
Solange.

Anônimo disse...

Parabéns ProfªGladys e Alunos do CAIC pelo blog e poesias maravilhosas continuem produzindo.
Um abraço
Profª Delmir Coord. Sala Inf. EM Hilda Anna Krisch -

Unknown disse...

isso e muito inportantes para as crianças que sao elas que vao sofreno futuro.....