teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

30 de mai. de 2006

Textos sobre Preconceito II



Os textos a seguir foram produzidos pelos alunos da sexta série B, do CAIC Prof. Mariano Costa, alunos da Prof. Fabrícia Ricobom. Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos visitaram o blog Palavra Aberta e o blog Ficção versus Realidade, leram e comentaram os textos de outros alunos sobre o tema. Depois de um debate em sala de aula com a professora e demais colegas, também produziram seus textos.
Leia produção dos alunos e deixe seu recadinho para a turma.
Prof. Gládis
Preconceito

Preconceito é a idéia que temos sobre alguma pessoa antes de conhecê-la.
Existe muita discriminação no mundo , mas vocês sabem quem sofre a discriminação? Os deficientes físicos e mentais , raciais , sociais e de classe.
Essas pessoas que sofrem o preconceito devem ser o dobro das outras pessoas,
Porque assim elas serão reconhecidas. Aquela pessoa que tem preconceito, carrega consigo, mesma uma consciência pesada, que depois recairá sobre ela. As pessoas devem ser tratadas
com respeito, e não como um objeto qualquer. A diferença de cor não é importante, porque somos todos humanos e filhos de Deus, e Deus não tem cor.
O mundo seria bem melhor sem nenhuma discriminação.Jogue seu preconceito no lixo.
Seja feliz !

Mônica e Mayara
CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville, SC
Por que o preconceito?

Preconceito é criticar as pessoas sem ao menos conhecê-las.O preconceito é algo que não deveria existir, algo inútil, que não leva a nada a não ser para a cadeia. Como é bom ter pessoas diferentes em nosso mundo, para contar histórias e nos ensinar um pouco do que aprenderam com suas culturas, religiões, etc. Mas, nem todos pensam assim. E se todos fossem iguais não haveria algo para ensinar ou para aprender. O preconceito só faz as pessoas sofrem e com certeza machuca.Às vezes são palavras e gestos mal educados .Espero que o preconceito diminua, assim poderemos todos ser felizes.Estamos fazendo as nossas parte espero que os outros também fazem a deles. DEUS não tem cor nem raça ou religião. Jogue seu preconceito fora.

NÃO AO RACISMO!

Katiane eTamiris

CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville, SC

Preconceito

Existem vários tipos de preconceito, preconceito de cor, religião, classe social, situação financeira e até contra os filhos de pais separados. As pessoas acham que podem viver com preconceito, mas não devemos nos conformar com está situação, pois o mundo será bem melhor se cada um fizer a sua parte que é, valorizar e respeitar o seu próximo como a si mesmo.
Não viva o preconceito viva a vida com, paz, amor sem pensar no mal ou melhor sem preconceito. No Brasil e no mundo o maior tipo de preconceito é de pessoas de cor negra elas são bastante descriminadas.
Viva sem preconceito.!

Cindiany e Elisangela
CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville, SC

Somos todos seres humanos!

Você sabe o que é preconceito? Preconceito é o que a gente pensa sobre uma pessoa, antes de conhecê-la.Não podemos julgar as pessoas sem saber como elas são ou o que elas fazem.
Deixe seu preconceito de lado e aprenda a conviver com as diferenças, pois são elas que dão um toque especial em nossa vida. Somos todos iguais, temos o mesmo objetivo: sermos felizes.
O preconceito pode machucar muitas pessoas, com pequenos gestos e simples palavras.Então, pense antes de falar e cuide antes de agir; Não julgue o outro pelo o que parece ser. E lembre-se: hoje você pode ser o que se diz “perfeito”, mas quem pode lhe garantir que amanhã você continuará assim? Hoje você pode fazer o preconceito, mas amanhã poderá ser vítima dele.

Alessandra e Jéssica

CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville, SC

Preconceito - crime mundial

Você sabe o que é preconceito? Preconceito é uma idéia que vem antes de nós sabermos ou conhecermos pessoas, objetos, etc...
Você já teve algum tipo de preconceito? É difícil dizer que não. O mundo está muito preconceituoso. As pessoas vivem discriminando um ás outras, mas na verdade somos todos iguais por dentro (no sentimento).
Agora lhe faço uma pergunta: Você já foi discriminado? Sabemos que os mais descriminados são os: negros, deficientes físicos, gays e pobres.
E você conhece alguém que já sofreu discriminação?
Nós Juliane e Dayane com certeza já fomos descriminadas.
Diga-me, você aceita o preconceito?
Acho que não deveria aceitar, pois não temos culpa de ser diferente.
Todas as pessoas devem ser tratadas iguais a você que se diz “perfeito” sabe porque? Somos seres humanos.
As pessoas descriminadas devem se envolver em coisas que os “certos” fazem como:campanhas,fichas para empregos, etc...Assim seriam mais reconhecidos.As pessoas devem pensar como seria o Mundo sem descriminação. Acho que seria perfeito, pois as pessoas entenderiam umas as outras,ai o Mundo seria digno de um parabéns.

Alunas:Dayane e Juliane. Série:6ªB

CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville, SC

Você sabe o que é Preconceito?

Você já foi descriminado? E você sabe o que é preconceito?
Preconceito é a idéia preconcebida em geral, intolerância a outras raças religiões, roupas, etc. Define o dicionário de Sérgio Ximenes. Quem jádiscriminou alguém, por algo que estava ou por aquilo que falou?
Hoje no Brasil, preconceito é crime, pode levar a um processo na justiça.
Você sabe me responder por que a tantas crianças negras nos orfanatos? Por que elas são muito discriminadas ainda crianças por serem negras. Podem perceber que as pessoas que vão adotar, sempre preferem as crianças brancas. É raro uma pessoa adotar uma criança negra, não
Por que será que os brancos têm tanto preconceito contra os negros? Será que é porque os brancos têm medo dos negros por causa de sua história, de seu sofrimento, da sua vida?
Os negros têm histórias e culturas para nos mostrar, por isso vamos respeita-los. Não seja preconceituoso.As pessoas podem ser diferentes, mas a vida é a mesma.
Pense, pare, reflita! Não seja racista.

Alunas: Samanta karolina Pedrozo.
Jenifer Marie Bader.
Série: 6ª B

fonte:http://www.unicef.org/brazil/colorido/roda_grande.gif




26 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Gente, parabéns pelos textos. Foi muito legal o nosso intercãmbio e ficamos felizes com as visitas de voc~es. pena que tenhamos pouco tempo pra realizar as atividades e nem sempre conseguimos fazer tudo o que gostaríamos. Mas voc~es estão demosntrando maturidade com as vossas reflexões. Tomara que consigam realizar na prática tudo isso. Beijão!

Marli Fiorentin disse...

Gente, parabéns pelos textos. Foi muito legal o nosso intercãmbio e ficamos felizes com as visitas de voc~es. pena que tenhamos pouco tempo pra realizar as atividades e nem sempre conseguimos fazer tudo o que gostaríamos. Mas voc~es estão demosntrando maturidade com as vossas reflexões. Tomara que consigam realizar na prática tudo isso. Beijão!

Anônimo disse...

cara esse texto ai m adiantou um lado vlw pela ajuda cara se não fosse esse texto ai eu tava enrrolado

Anônimo disse...

Realmente a miscigenação é a maior prova de que todos somos iguais. O que todos se esquecem é que, na verdade, raça mesmo é só uma: a humana.

Bom Conselho- porto alegre (alunos do caio)

Anônimo disse...

Parabéns pelos textos,concordamos com certeza que o mundo seria bem melhor sem preconceito.Talvez não haveria tantas guerras, brigas e mortes...

Danylle e Jaqueline
CAIC Profº Mariano Costa
Joinville-SC

Anônimo disse...

Alessandra e Jéssica, eu gostei muito do texto de vocês.É verdade a gente não deve julgar a pessoa como ela é por fora mas sim como ela é por dentro, não importa a cor ou a raça dela.Hoje você pode cometer o racismo mas amanhã você sofrera dele.

Anônimo disse...

Nós achamos muito importante o alerta contra a discriminação pois existem pessoas que sofrem por esse motivo e não tem coragem de dizer pra uma pessoa ou denunciar.

Joinville,06 de julho de 2006
Aluna:JÉSSICA S.
MARIA C.
SÉRIE:6ªD.

Anônimo disse...

Nós gostamos dos textos porque cada um fala de um jeito diferente do preconceito.Cada texto fala um pouco em conbater o rascismo que o rascismo não leva a nada só a cadeia.E fala nos textos as pessoas que são mais prejudicadas como:os negros,deficientes fisicos e mentais os pobres e os que moram nas favelas.

Alunos:Luis Fernando
e Willian H. Cipriano

Série:6ªD

Escola CAIC professor Mariano Costa

JOINVILLE SC

Anônimo disse...

nome:ANDRSON ANDREI DE SOUZA
ESCOLA C.A.I.C.PROFESSOR "MARIANO COSTA".
SÉRIE:6ªD.

Anônimo disse...

Mônica e Maiara nós achamos o texto muito interessante porque vocês falam que não devemos ser rascistas e devemos respeitar as pessoas como são porque todos somos filhos e filhas de Deus.

Alunos:Aron e Natanael.
Serie:6ªA
CAIC Professor Mariano Costa
Jlle-sc

Anônimo disse...

Tamiris, gostei muito do seu texto pois nos ensina a não tirar sarro das pessoas negras,e gostei do seu recado:"Não preconceito".
Quero te contar um segredo:antes de eu ler o seu texto eu era preconceituosa.

Aluna:Thaynara Carolina Ramos de Amorim.6ªA Joinville sc
escola CAIC Professor Mariano Costa

Anônimo disse...

Nós gostamos muito dos textos sobre o preconceito.
Porque fala muito que não devemos ser racistas com as pessoas negras nem com os deficientes fisicos porque todos somos iguais.

CAIC ProfºMariano Costa.
Alunas: Jéssica Karoline.
Tainara Pereira dos Santos

Anônimo disse...

gente eu adorei os textos..
ficaram otimos espero que com estes textos,algumas pessoas mudem de idea com relação ao preconceito...

Anônimo disse...

hum tudO que foi ditO e muitO bunitO, romanticO mas preconceitO e mas que o fatO de pre jugar as pessoas... PreconceitO e a incapacidade dO homem amar e se respeita... e o pior de tudO na maioria das vezes quem faz e abre um leque dO mesmO somos nOs... entaO exemplificandO quandO vC estiver diante da dificuldade ou com medO de alguma coisa pessa ajuda e ame as pessoas cOmo nãO se ouvese o ama!!!

by: Noslen PretinhO

Unknown disse...

Gostei muito dessa idéia, pois devemos evitar o preconceito nas suas formas mais sutis, tanto no convivio familiar, escolar ou na comunidade.

Gláucia disse...

Realmente interessante esse trabalho com os alunos, parabéns professora pela iniciativa e, principalmente pela dedicação dos alunos.

Anônimo disse...

Nossa Valeu!vcs sao d+ naum sei o q seria de mim se naum fosem esses textos. Big beijos obrigada!

Tatiane Lopes disse...

Salvador, 20 de setembro de 2009.

Tatiane Lopes,

Vou trabalhar esses textos escritos por essas crianças do CAIC, na minha aula de SOE. Tenho certeza que eles verão a questão do preconceito de outra forma.

Unknown disse...

eu achei muito legal os textos...
adorei.....bjos

Anônimo disse...

Fico maneiro , valeu ae ...

Anônimo disse...

li os texos e achei muito bom porque fala de muito tipos de preconceitos,racial,social e etc...
bjãoooooooo e até++++++++++++++

Unknown disse...

Gente , é realmente somos todos iguais e no mundo não há diferenças , porque foi da maneira que Deus quis , e assim que vamos ser .

parabéns , lindas as postagens !

JUPIRA LUCAS disse...

Oi pessoal.Vou fazer um comentário de um fato que me aconteceu em Campinas-SP feito por 3 pessoas que se intitulam melhores que os outros, e que se escondem atrás da religião, com direito a foto de Santo colada na parede e tudo. Olha só que hipocrisia. Mas enfim, vamos a história. Sou Contabilista em Campinas-SP, e parte dos meus serviços tercerizava para uma empresa.Num dos primeiros contatos, uma das pessoas dessa empresa pensava que eu fosse funcionária.Me expliquei:"Não, meu escritório fica em casa...". Nesse momento já percebi uma certa supresa, e logo em seguida um ar de superioridade e a seguinte expressão: "mas mistura trabalho com casa...". Dando justamente a entender: "Sou melhor que vc.!". Até aí tudo bem, observei isso, mas engoli, depois, percebi que essa mesma pessoa começou a denegrir minha imagem pelas costas, fazendo insinuações, de caráter social e até sexual também. Percebi, justamente pela mudança de comportamento das funcionárias dessa empresa com relação a mim. Ao perceber isso, fui taxativa, com tais insinuações. Sabem qual foi o comportamento dessa pessoa?? Silenciou. Depois de algum tempo percebi que queria se reaproximar. Não sabia ao certo o que essa pessoa queria. Sabem aqueles tipos de "joguinhos", exemplo: "quero me aproximar, mas não quero ficar muito perto".Então percebi isso. Tanto que começou também a me evitar profissionalmente, sendo que eu era cliente da empresa. Todo esse silêncio abriu precedente para que falasse o que quissese em emails. Aliás, parecia que o intuito era esse mesmo. No final das contas, o silêncio, a indiferença, a falta de profissionalismo dessa empresa era gritante comigo. Ou seja, faziam de tudo descontando no profissional para que eu saisse da empresa.Resultado, queria justificativas claras dos motivos porque essa pessoa passou a me evitar. Parece que mexi na ferida né, se é que me entendem. Essa pessoa chegou a mandar a irmã na minha porta, não para conversar, mas simplesmente para checar alguma coisa, onde eu morava, enfim, coisas desse tipo. Enquanto a outra continuava escondida. Tanto que buscava de todas as formas conversar atraves de emails, nunca houve respostas, ao contrário fui sempre ignorada como pessoa. Tanto que em janeiro/2010 fui a empresa justamente para conversar. Propus uma conversa com as 3. Sabem qual foi o comportamento: "atacar é a melhor defesa né", como diz o ditado. Ou seja, tive minha imagem denegrida pelas costas; fui tratada com indiferença como um animal, e sofri preconceito social desde o inicio, tanto que buscou me derrubar. É, isso aconteceu em 2008/2009 em Campinas. Pessoas que preferem "jogar a sujeira" pra debaixo do tapete, principalmente quando a gente arranca as "máscaras".

Anônimo disse...

olha eu amei esses textos , são de mais, eu nem sei o que falar direito rsrs' mas o que digo é que todos estão de parabens porque estão muito explicativo,e escrito com muita inteligencia . ameeeeeeeei *---*'

Anônimo disse...

amei os textos,mas também li todos os comentarios e o da jupirazucchetti, me chamou a atençao me desculpa aingnorância mas que tipo de preconceito eles realmente tinham com vc?

Anônimo disse...

GENTE OS TEXTOS SAO OTIMOS E ME AJUDARAM MUITO!!!