teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

11 de abr. de 2006

PRECONCEITO


Às vezes formamos uma opinião sem reflexão sobre algo ou alguém, isto é, um conceito antecipado, com isso nos tornamos um pessoa preconceituosa, sendo assim igual a todas as outras pessoas.
Na sociedade em que vivemos, encontramos vários tipos de preconceito contra pessoas com necessidades especiais, contra raça, cor, religião, classe social, entre outros.
Os homens impõem que o modelo da sociedade normal seja daquela pessoa bem sucedida, que não tenha “defeitos” e tenha boa aparência perante todos.
Sobretudo precisamos enfrentar essa desigualdade social que tanto aflige o cidadão brasileiro. Devemos nos conscientizar e começar mudando nossos hábitos e pensamentos contra pessoas que sejam diferentes de nós.
A partir do momento em que percebemos que estamos errados, trocaremos o errado pelo certo e assim poderemos julgar e até compreender o que sentem as pessoas que estão sendo discriminadas pela sociedade.
O programa Conexão XXI é um exemplo de que ainda há esperança de mudar o que não está certo. É uma forma interessante de passar aprendizado. Assim fica mais fácil para nós, jovens, começarmos a nos preocupar mais com os problemas da sociedade e não continuarmos achando que o problema não é nosso.
Conexão XXI é uma forma prática para o jovem não cansar de ver e, o que é melhor, aprender cada vez mais e sem achar monótono.

Elza de Mattos – Turma 83
Colégio E. Pe. Colbachin
Nova Bassano – RS
O que é preconceito? Já ouvimos tanto falar nessa palavra, mas será que já refletimos sobre o assunto? Somos preconceituosos? Estas respostas estão em nossos atos, quando , por exemplo, alguma pessoa especial precisa de ajuda, será que nós sabemos ajudar ou simplesmente viramos a cara?
Na sociedade a discriminação dessas pessoas especiais é muito freqüente. Essas pessoas devem ter muito apoio em sua vida, independente de seu problema, pois ninguém gostaria de estar no lugar delas, apesar de “ninguém” ser perfeito.
As pessoas mais velhas devem dar exemplos aos mais novos, para que desde pequenos aprendam a valorizar a vida e a família que têm. Porque nem todos têm o dom de ter uma família.
Se cada um fizer a sua parte, ajudando um pouquinho, seja à pessoa especial ou mesmo para a família dela, ajudará muito.
O programa Conexão XXI nos deixa uma mensagem muito bonita. Por que pessoas especiais não podem entrar no mercado de trabalho?Ou são excluídos na escola ou no trabalho. O programa valoriza essas pessoas, auxilia-as na vida e nos ajuda de alguma forma como aprender a conviver normalmente com essas pessoas especiais, que na maioria da vezes, dão mais valor à vida do que muitas pessoas consideradas “normais”.

Milena Artifon – Turma 83
Colégio E. Pe. Colbachini
Nova Bassano – RS

45 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Obrigada Gládis pela oportunidade. Meninas, fico feliz de ver como aproveitaram o video e como souberam sintetizar as idéias nele veiculadas.Todos nós em algum momento sofremos preconceitos ou temos com alguém. Através deste trabalho estamos refletindo e cada um tem oportunidade de expressar sentimentos que muitas vezes ficaram guardados.Parabéns!

Anônimo disse...

Sou professora, moro em Joinville (SC). Quero parabenizar a professora pelo tema escolhido e as alunas pelos textos produzidos. Estamos no século XXI e precisamos mudar a nossa mentalidade, descobrindo o ser divino que existe dentro de cada pessoa. As diferenças existem para enriquecer as relações humanas. Os vídeos do programa Conexão XXI são excelentes recursos pedagógicos. Parabéns!!! Um abraço!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto de vocês. Que vocês continuem escrevendo sobre esse assunto e sobre outros também. Parabéns ficou ótimo. Gadhego. Cataguases, MG

Anônimo disse...

Parabéns,
gostei muito do seu texto falando sobre preconceito.
Na minha opinião não deveria existir preconceito em lugar algum.


João Batista
Cataguases MG

Anônimo disse...

Parabéns galera,as palavras que vocês diseram são palavras de pessoas bem conceituadas. Eu tenho certeza que as vezes nós adolescentes somos muito mais conceituados que os adultos.
valeu...continuem assim!!!
Rafaela/cataguases/MG

Anônimo disse...

Parabéns,continuem assim, os textos estão ótimos e eu concordo com tudo que vocês escreveram sobre os preconceitos, tambem acho que devemos sempre estar discutindo sobre este assunto. Mais uma vez parabéns, beijos Gabriela de Cataguases Minas gerais

Anônimo disse...

Parabéns, adorei os textos. Acho que as pessoas, mesmo que elas não queiram acabam sendo preconceituosas, até nos pequenos atos, elas acabam sem querer ofendendo uma pessoa.Continuem assim!!!Bjos...Até a proxima!!!!
Daniela-Cataguases-MG

Anônimo disse...

Muito bom o texto adorei, gostaria que as pessoas pensassem assim.beijos Brena /cataguases mg.

Anônimo disse...

Bom não gosto de falar sobre preconceito,pois é uma coisa banal mas como temos que viver a realidade infelismente, temos que conviver com os preconceitos dos outros.
Mariana/Cataguases/Minas Gerais

Anônimo disse...

Eu acho, que preconceito é uma coisa banal.E se nós jovens expormos nossas opiniões talvez possamos mudaro mundo.
Douglas, Ctaguases MG

Anônimo disse...

Gostei muito do texto que vocês escreveram muito bem sobre o preconceito e sendo assim continue lendo muito para continuarem fazendo estes textos maravilhosos.
Pra mim esse negócio de preconceito é uma coisa muito feia vamos acabar com o preconceito !!!
Allan Matos Cataguases,Minas Gerais

Anônimo disse...

Bom, o preconceito é uma coisa chata para se falar né; voces souberam explicar exatamente como ele é visto. Continuem assim, está perfeito! Bjinhos :)

Anônimo disse...

Esse texto sobre preconceito foi muito bem colocado,pois as pessoas que sofrem se sentem muito mal,já as pessoas que discriminam as outras não ligam para o que o outro está sentindo.Lendo esse texto elas podem mudar de opinião.

Anônimo disse...

Parabéns por ter falado sobre o preconceito, é uma coisa que muitas pessoas têm e não adimitem. Continuem publicando outros assuntos.



Antônio/Cataguases/Minas Gerais

Anônimo disse...

O preconceito é uma coisa inadimissível, mas sempre no nosso dia-a-dia nós escutamos pessoas descriminando outras ou até nós mesmos descriminando sem querer.Mas eu acredito que isso acabe um dia.
Parabéns o texto está magnífico.
Igor Flávio,Cataguases,MG.

Anônimo disse...

Eu achei muito legal, pois o preconceito não é só por causa de cores mas também por várias outras coisas como:ser baixo ou alto gordo ou magro também feio ou bonito,se você não tem olhos azuis ou até se você é pobre.

Diego Oliveira Amorim/Cataguases/MG

Anônimo disse...

O PRECONCEITO é uma coisa feia, muitas pessoas sofrem preconceito por causa de coisas bobas como por exemplo:
Pessoas que têm doenças, surdo, mudo,raça e etc.
Eu tenho um colega dentro de sala que é surdo, e alguns falam mal e outros falam bem. Eu acho ele super legal e mesno não sabendo falar línguagem de sinal eu tento aprender.
Muito legal este tema que o CONEXÃO XXI fez.
parabéns.
Bruno Rafael Vidal
Minas Gerais
Brasil

Anônimo disse...

Eu gostei muito, fala sobre uma coisa chata o preconceito que e muito boba



Mariele Cataquases MG

Anônimo disse...

Olá,eu vou comentar um pouco sobre o preconceito.Eu acho que hoje em dia o PRECONCEITO está superando tudo o que há de bom,fazendo com que as pessoas olhem os outros com preconceito,afastando as pessoas, impedindo-as de crescer na vida com dignidade. A maioria dos discriminados são negros e isso faz com que as pessoas os olhem com desprezo.Somos todos seres humanos!!!

Anônimo disse...

O que é preconceito?É uma palavra,ou também um conceito que não devemos expor para outra pessoa,as vezes tem uma pessoa negra e outras pessoas tem preconceito,e essa criança ou também os adultos no seu emprego e isso pode acabar em caso de justiça ou de cadeia.E essa pessoa pode pagar um grande valor em dinheiro.

Italo e Jean/Joinville/SC
CAIC Professor Mariano Costa
serie:6ºC

Anônimo disse...

Eu também acho que o preconceito não é muito legal, pois as pessoas não tem culpa se não agradam agumas outras. Esse tema que foi escolhido tem tudo a ver com que muitas pessoas sofrem. bjos

Irielen e Cleison
Joinville Santa Catarina

Anônimo disse...

Parabéns.
Gostei muito sobre o assunto.Preconceito para mim é racismo,descriminacoa.



Maicon Morais / André Abreu
6ª C - Joinville/SC

Anônimo disse...

Nós achamos que o preconceito é uma coisa terrivel pois todos somos iguais e ninguém é melhor do que ninguém.Achamos que os comentários foram ótimos.

viviane e maiara 6c
CAIC MARIANO COSTA
JOINVILLE SC

Anônimo disse...

nos achamos os comentarios legais,o preconceito e uma coisa chata pois as pessoas tem raiva das outras pela cor .
Alunas;Keila ,scheila
6c
Joinville/SC
CAIC Mariano COSTA

Anônimo disse...

Eu acho que esse texto foi muito interessante e muito legal sobre preconseitos .Eu acho que o preconceito é´muito chato para nós.

Joinville mariana e tamara
caic mariano costa
jOINVILLE SC

Anônimo disse...

realment falar sobre o preconceito e uma coisa muito dificil!
hoje em dia o preconceito ja esta sendo bem aceito em nosso mundo,as pessoas ja estão aceitando o fato de que estas pessoas não são diferentes,mais sim especiais e faz com que estas pessoas se sintam melhores e mais bem aceitas em nosso redor!
acho que o mundo seria melhor se as pessoas se preoculpassem mais com si mesmas ,e não ficassem se ocupando com a vida ou os problemas dos outros.
Elas se sentirão bem melhor se oculpando com os seus problemas,e se fortalecerá para resolvê-los.
Nos não somos perfeitos ,e no mundo tambem naum há ninguem perfeito!
LEMBRE-SE:AS DIFERENÇAS SÃO ESSENCIAIS PARA O NOSSO MUNDO!
VALORIZE-SE,E VALORIZE O SEU PROXIMO!
o mundo será melhor bem assim!


Camila Karoline De Oliveira borges
Joinville Santa Catarina
Caic Professor Mariano Costa

Anônimo disse...

É muito legal o trabalho que a professora Marli vem fazendo com alunos do colégio Pe. Colbachini sobre o tema PRECONCEITO. Parabéns profe Marli pelo seu trabalho com a gente.

Daivan
Nova Bassano/RS

Anônimo disse...

Eujá sofri preconceito de ser decendente italiano e morar no interior.
Muitas pessoas chamam de "colono", como se o colono fosse um caco de gente sem utilidade nuenhuma.
E um outro tipo de preconceito é para os de Nova Prata falam que os de Nova Bassano é um lugar ruim de morar porque eles falam que é um"cantinho do mundo", como que aquelas pessoas estão morando em um lugar bom.

Élison, Jonas.
Nova Bassano, RS

Anônimo disse...

eu gostei muito do texto da Mili e da Elza por que fala muito de´preconceito e o Brasil é um país que sofre muito com o preconceito. Eu acho que quem mais sofre com o preconceito´são os negros por isso meus parabens para voces e que voces continuem assim!muitos beiiiiiiiiijos para voces!

Anônimo disse...

Muito obrigada pelos comentários, achamos os mesmos bem criativos, e nos ajudam para o nosso crescimento.

Anônimo disse...

Eujá sofri preconceito de ser decendente italiano e morar no interior.
Muitas pessoas chamam de "colono", como se o colono fosse um caco de gente sem utilidade nuenhuma.
E um outro tipo de preconceito é para os de Nova Prata falam que os de Nova Bassano é um lugar ruim de morar porque eles falam que é um"cantinho do mundo", como que aquelas pessoas estão morando em um lugar bom.

Élison, Jonas.
Nova Bassano, RS

Anônimo disse...

Eu nunca sofri preconceito. Uma vez tinha uma pessoa na nossa comunidade que era negra e sofria muito pois todo mundo o achava incapacitado.

Gian MiguelVazzoller e Tiago Segalin.Nova Bassano.RS

Anônimo disse...

Somos do NOBEL e achamos o preconceito muito ruim,porque o preconceito chateia muitas pessoas.
Ian,Mateus.

Anônimo disse...

Somos do NOBEL e achamos o preconceito muito ruim,porque o preconceito chateia muitas pessoas.
Ian,Mateus.

Anônimo disse...

Nos achamos que o seu trabalho e muito bom,nos somos contra o preconceito,e contra o racismo.!!!!!!
ADORAMOS O SEU TRABALHO DE: LUMA E MARIA E VANESSA
NOBEL INSINO FUNDAMENTAL E MEDIO

Anônimo disse...

eu acho esse papo aii interessante amostra um pouco da realidade do preconceito......Eu acho que os adolescentes devem pedir opinião aos pais, se sentar juntos e conversar....por que os adolecentes estao se envolvendo com coisa ruins e os pais tem que ter cuidado.


Nobel.ES-Vitória,Otto Leo. 11 anos

Anônimo disse...

Somos do NOBEL e achamos o preconceito muito ruim,porque o preconceito chateia muitas pessoas.
Ian,Mateus.

Anônimo disse...

oi, meu nome é vitor.
eu adorei esse texto porque ele retrata a ealidade existente no nosso dia-a-dia. Temos que resolver esse problema do nosso mundo para ter uma conviv~encia feliz e uma boa vida!!!
=DDD

byebye

by: vitor luiz

Anônimo disse...

Nós achamos o texto muito legal e interessante, pois trata de um assunto muito polemico, porque no mundo tem muitos preconceituosos. Mas no mundo tem pessoas negras, brancas, pardas, etc, que tem os mesmos sentimentos e raciocínio, por isso não podemos ter preconceito com as pessoas, pois cada um é diferente e deve ser tratada do mesmo jeito.
NOBEL VITÓRIA-ES

Anônimo disse...

Achei incrivel a forma com que vocês divulgam os nossos problemas do dia-a-dia.
Isso mostra que vocês se preocupam com o problema da nossa sociedade e tentam mostrar aos outros que estamos tratando os outros de forma errada, com muito preconceito.
P.S: fico mui legal o blog, bem divertido!!

byebye

by: mariana

Anônimo disse...

Nós gostamos muito do post sobre o preconceito, porque achamos que essa é uma causa muito importante nos dias de hoje, causando um impacto positivo na sociedade, tornando-a melhor.

Marli Fiorentin disse...

Gente, obrigada por prestigiarem o trabalho das meninas .Adorei os comentários. Agradeço também a participação de todos, Minas Gerais, Santa Catarina, lá no blog Ficção e Realidade. Convido os amigos de Espirito Santo também a nos visitarem lá. Beijo!

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo texto. Pois meu trabalho de Ética vale 10 pontos.

Anônimo disse...

Todo ser humano é dotado de muitas qualidades indiferente de qualquer classe social que ele pertença.Cabe a nós valorizarmos o potencial de cada um para a partir daí nos unirmos em busca de um mundo mais justo onde todos são iguais perante a sociedade.

Anônimo disse...

Todo ser humano é dotado de muitas qualidades indiferente de qualquer classe social que ele pertença.Cabe a nós valorizarmos o potencial de cada um para a partir daí nos unirmos em busca de um mundo mais justo onde todos são iguais perante a sociedade.