teste

Projeto Vencedor do Concurso Internacional Educarede - 2007

Uso da Internet - Ensino Fundamental 2

1 de abr de 2006

Texto I: Os livros e suas vozes
Autora: Cecília Meireles

Texto II: A língua absolvida
Autor: Elias Canetti
Proposta: Os dois textos são exemplos de relato, um gênero textual em que os autores narram experiências pessoais vividas no passado. Agora, chegou a sua vez! Escreva um texto, relatando um fato ocorrido no passado.

Prof. Fabrícia Ricobom
CAIC Prof. Mariano Costa


fonte: http://www.casahope.com.br/images/tit_escola.gif

Primeiro dia de aula


Em uma manhã chuvosa e fria, fui pela primeira vez à escola. Lembro-me bem de que, antes de chegar na sala de aula, tínhamos que abrir um imenso portão de ferro e passar ao lado da secretaria onde havia uma escada. E, enfim, a sala de aula. Do lado, tinha um parquinho, onde brincávamos quando não chovia.
Meus pais estavam comigo. Eu estava na mais alta adrenalina, mas não tive medo e entrei na sala. Sentei no lado direito, perto da janela.
Lembro-me de que minha professora era muito legal, alta, ruiva, de cabelos longos e pele clara. Seu nome era Simone.
Os exercícios eram variados, mas o que eu mais gostava eram as histórias de um livro didático e, junto delas, desenhos que podíamos colorir.
Lembro também de quando chegou a Páscoa. Ganhei ovos de chocolate. Lá tinha um painel onde podíamos tirar fotos. A minha era assim: sentada com uma barra de chocolate na mão. Meu rosto estava completamente lambuzado de chocolate.
Enfim, o pré foi muito importante pra mim, por isso pretendo nunca esquecer deste dia.

Jéssica Schwanz de Córdova – 12 anos
(6ª série “D”)


28 comentários:

Eliana disse...

Oi, Jéssica!!
Sou Eliana, professora de uma turma de 6 anos no Jardim Zé Carioca.Fico feliz que você guarde lembranças tão legais de sua primeira escola e de sua professora.Gostei muito da sua história!!
Beijinhos!!!

Marli disse...

Oi Jéssica!
Que legal teu texto. Sabia que neste ano estou trabalhando com educação infantil? Tenho muita preocupação de fazer um bom trabalho , pois o primeiro ano na escola é marcante para todos. Um abraço!

Marli disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oiii Jessica...Sou a professora Rosana da escola João Costa e trabalhei 12 anos na educação infantil amei seu texto. Confesso que quando comecei a ler nao imaginei que era de uma menina da 6ª série,seu texto ficou otimo.

Édna disse...

Oi Jéssica!
Que legal teu texto.
Sou Édna, professora de Informática Escola Alice, São João Batista-sc, este ano comecei a dar aulas de Informática para o Pré, espero que eles tenham boas lembranças da minha aula como você tem da sua escola.
bjs.

Mary Martins disse...

Estou adorando a proposta deste blog. Vou ler tudo com calma e enviar meus comentários. De início adorei o seu texto Jéssica!
Parabéns a todos envolvidos neste projeto!
bjs

Imaculada disse...

Oi jéssica,
Sou Imaculada, professora em Teófilo Otoni - MG.
Seu texto está tão deliciosamente escrito que basta fechar os olhos para conseguir "enxergar" suas lembranças... Essa é uma difícil e necessária virtude em um bom escritor: Conseguir "elevar" seus leitores para o contexto do que escreveu... Parabéns, querida! Continue escrevendo! Você é muito boa nisso!
Um beijo bom

Beatriz disse...

Oi Jéssica, sou professora e pesuisadora de uma universidade do Rio Grande do Sul: UFRGS. Seu texto está excelente! Parabéns!! Gostaria de saber um pouquinho de como escrevestes o texto. Pode ser? Notei que teu texto não apresenta nenhum erro ortográfico ou de pontuação. Como fizestes toda essa correção? Pergunto isso, porque é normal termos erros e, aos poucos, irmos "limpando" o texto.
Recebestes ajuda de outros para isso?
Um abração
Bea

Andrea Toledo disse...

Ei Jéssica! Sou de Cataguases, MG e trabalho com crianças de 8 a 80 anos. Acho que vou propor a uma destas de 80 para contar uma e mandar para cá. O que acha? Será que vamos gostar das histórias daqui como gostamos da sua?
Mandarei notícias em breve. Um beijo muito grande!

córdova disse...

Olá Jéssica, estou trabalhando atualmente em Cruz Alta - RS sou Sargento de Infantaria do Exécito Brasileiro eu também trabalho com ensino nas Força Armadas, formando soldados e preparando os homens do futuro, sem dúvida seu texto está ótimo você alcançou um elevadíssimo nível de interpretação através de uma linguagem simples, clara e detalhada de uma época que nunca deveria ser esquecida. O tempo,a rotina do dia a dia, nossa profissão e outros motivos mais, fazem com que as vezes esqueçamos valores importantíssimos, mas é na escola e quando jovens, através dos profissionais da educação,que lapidamos nossa personalidade, desenvolvemos senso crítico e autonomia para de uma forma dinâmica escrever e desenvolver trabalhos simples ou complexos, do tipo deste que você apresentou. Você está de parabéns, continue se empenhando nas atividades escolares e sempre siga os bons exemplos dos profissionais da educação junto com a edução que vem de berço, a que seus pais lhe deram, pois sem dúvida será, a harança mais valiosa que eles podem deixar para você.

Fabrícia Ricobom disse...

Sou professora de Língua Portuguesa no CAIC Professor Mariano Costa e, durante as aulas, procuro despertar nos educandos o gosto pela leitura e pela escrita. Por isso, pretendo, nesse espaço, divulgar alguns textos produzidos, para que os alunos, primeiramente, percebam a função social da escrita e se aventurem no mundo fantástico das palavras.
Após algumas leituras, os alunos produzem os seus próprios textos, fazendo, em seguida, a correção, com o auxílio da professora.
Quero expressar minha gratidão aos alunos pelos textos escritos e aos internautas pelos carinhosos comentários publicados.
Um abraço a todos!!!

Jéssica disse...

Eu achei todos os comentários muito legais. Além de estarem me elogiando, ainda me dão ânimo para escrever cada vez mais e melhor.
Minha professora me ajudou na correção do texto. Tive poucas dificuldades.Gosto muito de ler e de escrever.
Muito obrigada!

Anônimo disse...

OI! jessica adorei seu texto parabens pelo o seu desempenho. Foi legal voce lalar de seu Primeiro dia de aula.BIG BE-JUS
VOCE SABE QUE VOCE E H-GATONA!!
SAMANTHA E CAROLINA

serie5d

Anônimo disse...

Oi, Jéssica!! Quem está falando e a Debora e Gabriela gostamos muito do seu texto! no nosso primeiro dia de aula nos ficamos muito nervosas é claro é estranho mas tudo bem. Bem eu não tive pré não sei se a minha amiga teve tchaaau!!!!!

Anônimo disse...

Ola, Jéssica!
Gostamos muito de seu texto.
Nós também lembramos do nosso primeiro dia de aula.
Willian, João Guilherme e Alan
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville/SC

Anônimo disse...

Oi jessica ocomo ficou legal seu texto gostei muito dele voce se lenpra muito bem do pre voce não tem quase nada de erros de portuges parabens jessica de seu amigo Jhonatan e lucas samos da 5d do caic

Anônimo disse...

OLA JÉSSICA GOSTEI MUITO DO SEU texto você está de parabens.
gostei do meu primeiro dia de aula

Anônimo disse...

Oi,Jéssica nós adoramos o seu texto porque ele mostra realmente o que realmente acontece no nosso primeiro dia de aula.
O seu foi muito legal.
Tchau até a próxima Fabiani e Alessandra 5ªD.

Anônimo disse...

Oi Jessica! Somos os alunos do Caic Professor mariano Costa nossos nome saõ= Allan,paulo e
Gilberto.

Anônimo disse...

Oi Jéssica nós somos a Amanda e a kleren da 5ªSérie D,gostamos muito do seu texto pois o nosso primeiro dia de aula foi muito legal também você foi muito criativa no seu texto.Parabéns!!!

Anônimo disse...

Oi Jessica ! Quem està falando são os alunos Thais e Vinicius nòs gostamos de seu texto Parabens thau@!

Anônimo disse...

OlÁ, Jéssica! gostamos muito do seu texto pelo jeito que voce fala é bem divertido.

Anônimo disse...

OLA, JÉSSICA! Gostamos MUITO do seu texto! Você está de parabéns.
Gostamos do nosso primeiro dia de aula também!
Gustavo e Ricardo - 5ª D
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville/SC

Anônimo disse...

Oi jessica! Que trabalho legal que você fez, quem está falando é a Jenifer e a Andressa nós gostamos muito de ler e escrever, espero que você também goste.
Até mais
BEIJOS

Anônimo disse...

Oi, Jéssica ! Nós gostamos muito do seu texto . Nós até lembramos do nosso primeiro dia de aula.
Nosso primeiro dia de aula foi muito legal,porque nós brincamos de lego ,jogamos bola e conhecemos
a nossa primeira professora.Gostaríamos de vê-la novamente!
Jaime, Gabriel e Eduardo - 5ªD
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville/SC

Anônimo disse...

Olá, Jéssica... GOSTAMOS MUITO DO SEU TEXTO, POIS TAMBÉM GUARDAMOS LEMBRANÇAS CARINHOSAS DE NOSSO PRIMEIRO DIA DE AULA.
Laysla e Karoline - 5ªD
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville/SC

Anônimo disse...

Ola, Jéssica!
Gostamos muito de seu texto.
Nós também lembramos do nosso primeiro dia de aula.
Willian, João Guilherme e Alan
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville/SC

Anônimo disse...

Olá Jéssica.Tudo bem.
Sou Neli Almeida prof° de 2°série cidade de São Luiz Gonzaga RS.Lendo teu texto voltei a quatorze anos atrás,revivendo o momento em que eu levei minha filha pela 1°vez na escola,foi um dia maravilhoso.Sucesso para você.